30 setembro 2019

Crônica do cotidiano


Preciosa descoberta
Luciano Siqueira

Compro muito pouco uísque. Comumente ganho de presente — nos fins de ano e em outras ocasiões.

Compro pouco porque consumo pouco. Apesar de ser a minha bebida predileta.

Bebo em casa, vendo um filme ou lendo ou escrevendo. Quem bebe em casa não costuma se embriagar. Pelo menos a minha experiência é essa.

Pois bem. Recentemente, necessitado de reabastecer o estoque (exaurido) do bom malte, me deparei com preços proibitivos.

Melhor aguardar alguma promoção ou me contentar com um produto menos qualificado.

Mas eis que num armário no cantinho da cozinha descobri ocultas duas garrafas esquecidas e preciosas, presentes recebidos há algum tempo: um Dimple 15 anos e um Chivas 12 anos.

Como e por que estiveram tanto tempo relegadas ali, não sei.

Talvez resquício de um velho hábito de criança. Propositadamente “esquecia” em algum lugar aquela edição de Flash Gordon ou Tarzan, ou três ou quatro Estampas Eucalol tidas como raras, só para me dar o prazer de uma “surpresa” futura, ao achá-los em alguma gaveta improvável.

Por agora, vale o bom proveito de tão prazerosa descoberta.

— Com apenas dois cubos de gelo, por favor.
Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2mMLpgP Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Sensatez

Em entrevista à Folha de Pernambuco, o presidente da OAB-PÉ, Bruno Baptista, diz não acreditar em redução da criminalidade somente com o aumento da repressão e com a ‘exclusão da ilicitude’. Uma opinião sensata e convincente.

Sem direitos

Estima-se em 40 milhões a parcela de trabalhadores ocupados de maneira informal — ou seja, sem vínculos empregatícios e, portanto, sem direitos assegurados. É a ganância do patronato ambiente de economia frágil e estagnada.

Irracionalidade

Analistas supõem que a queda de Bolsonaro nas pesquisas só não tem sido mais acelerada ainda por causa da acirrada polarização (algo estéril) entre a extrema direita versus PT. Cabe um exame mais atento.

Novela

Ainda é notícia nos jornais a supostamente frustrada intenção de Rodrigo Janot, quando Procurador-geral da República, de assassinar o ministro do STF Gilmar Mendes. Ao bom estilo de novela mexicana.

Amigo de quem?

Mídia noticia que o ministro Paulo Guedes tem sido alvo do “fogo amigo” dentro do próprio governo. Mas entre banqueiros e rentistas, a que serve com denodo, Guedes só encontra apoio.

Baixo nível

O deputado filho de Bolsonaro pretendente ao cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos faz curso intensivo de relações internacionais em Nova York. Pretende, assim, se preparar para a missão. A que ponto está chegando a diplomacia brasileira no atual governo!

29 setembro 2019

Delirante e irresponsável


A visão deformada de Bolsonaro sobre o mundo democrático, suas instituições e o passado histórico é campo fértil para discursar ficções como a de que a economia brasileira está reagindo. Sobre a repercussão das queimadas na Amazônia, disse que foi sensacionalismo e que agride a soberania nacional. Para Haroldo, “é muito suspeito nossa soberania ser defendida por alguém que bate continência à bandeira norte-americana e se comporta como capacho dos EUA”, analisa Haroldo Lima no ‘Nocaute’. 
Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2mMLpgP Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

O STF e a Constituição


Sentenças sem defesa

Janio de Freitas, Folha de S. Paulo

Mais uma vez, o Supremo Tribunal Federal mostra uma combinação de temor a reações da opinião pública, inclinações políticas e argumentos artificiosos no trato de questão essencial para o regime democrático.
É o que existe sob o louvado reconhecimento, já feito, de que às defesas cabe o último pronunciamento antes da sentença, para responder a denúncias novas ou a pendências remanescentes --direito desrespeitado em julgamentos na Lava Jato.
Na verdade, porém, o valor desse reconhecimento depende de uma definição que está ameaçada pelo próprio Supremo.
Ainda faltando os votos dos ministros Marco Aurélio Mello e Dias Toffoli, que apenas antecipou sua opinião, a meio da semana ficava reafirmada, por 6 votos 3, a tese que levou à anulação da pena imposta por Sergio Moro a Aldemir Bendine, ex-presidente da Petrobras.
Resultado que agora se estendia ao ex-gerente da empresa Márcio Ferreira. Mas a forçosa decisão incomodou vários ministros, dada a possibilidade de anular numerosas condenações da Lava Jato. Não tardou a aparecer o que foi chamado de "modulação" no reconhecimento do direito dos réus. Melhor diriam, no entanto, mutilação.
Luís Roberto Barroso, terceiro a votar, propôs que, se confirmada para o réu a última palavra, assim seja apenas daqui por diante. Logo, caso o Supremo declarasse incorretos os métodos condenatórios, a seu ver o incorreto deveria permanecer intocado. Nem ao menos era caso de regra nova e não retroativa. Azar o de quem não teve a defesa final e está na cadeia.
É interessante a virada de Barroso, que se mostrava de fino rigor legalista até que se viu sob críticas, por comprometer-se com a tese da prisão antes de concluídos os recursos de defesa. Sua reconhecida vaidade se teria magoado, e passou a responder com uma virada para a linha Fux.
Por falar nele, nunca surpreendente, Luiz Fux adotou a proposta de Barroso. E, como toque pessoal, considerou mera "benesse processual" a ordenação dos pronunciamentos finais que leva, só ela, aos "assegurados contraditório e ampla defesa" citados no artigo 5º da Constituição.
Se, em casos da Lava Jato, entre a acusação por um delator e a sentença não houve tempo para a defesa, ficaram impossibilitados o contraditório e a ampla defesa. Para isso, o método de Moro consistia em dar o mesmo prazo para as "razões finais" da acusação e da defesa.  Benesse, só para a ânsia condenatória de Moro.
Cármen Lúcia fez um voto peculiar: sim, a defesa tem direito ao prazo para responder à última acusação, mas a sua falta só deve invalidar a condenação se o réu provar que foi prejudicado. Assim o voto da ministra ignora que a incorreção a ser anulada não está no réu, está no processo.
O réu teve um direito negado, e não tem que provar nada para vê-lo respeitado. O truque para não repetir o julgamento de condenados da Lava Jato não está à altura da Carmén Lúcia original, serve apenas à dos últimos tempos.
Relator do caso, Edson Fachin foi espantoso. A seu ver, não tem sentido o prazo maior para a defesa porque a legislação não diferencia delatores e delatados. Ao que o decano Celso de Mello respondeu: se há tal lacuna, "deve ser suprida pelo princípio da ampla defesa". Com a Constituição, pois. Tese também de Rosa Weber e Ricardo Lewandowski.
Alexandre de Moraes, a propósito, foi simples e certeiro: "Não custa ao Estado respeitar o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa. Nenhum culpado, nenhum corrupto, nenhum criminoso deixará de ser condenado, se houver provas, se o Estado respeitar esses princípios constitucionais".
Ainda assim, e com a adesão de Dias Toffoli, que anunciou outra "proposta de modulação", os propensos a mutilar o direito constitucional à "ampla defesa" têm possibilidade de fazer maioria. Situação ameaçadora, porque, como disse Gilmar Mendes, "a questão não é Lava Jato, é todo um sistema de Justiça penal".
Ou é o perigo de Justiça bolsonara.
[Ilustração: LS]
Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2mMLpgP Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Humor de resistência

Charge de Jean Galvão, na Folha de S. Paulo

Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2mMLpgP Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Preparação permanente


Os gênios treinam muito
Tostão, na Folha de S. Paulo

Em agosto de 2012, escrevi uma coluna com o título "O país dos Neguebas". Na época, o jogador do Flamengo era tratado como um futuro craque e se destacava pela habilidade e velocidade.
Negueba não evoluiu. Faltou a ele o principal, a técnica de um grande meia-atacante. O Brasil estava e continua repleto de jogadores com essas características.
A habilidade é a intimidade com a bola, é não perdê-la facilmente, diante do adversário, às vezes, com belos dribles e efeitos especiais. 
A criatividade é a capacidade de antever e de surpreender. 
A técnica é a execução dos fundamentos da posição (passe, finalização, desarme, movimentação, visão coletiva e também o drible), além de ter a lucidez de fazer as escolhas certas. 
Não existe craque sem excepcional técnica. O talento é a síntese da habilidade, da criatividade, da técnica e das virtudes físicas e emocionais.
A habilidade, a criatividade e a técnica começam a ser formadas na infância e são aprimoradas durante a adolescência e as categorias de base. Porém, a técnica, para se desenvolver, depende muito mais de orientação e de treinamentos. Os gênios também treinam muito.
Jogadores extremamente hábeis e criativos, como Ronaldinho Gaúcho Maradona, se tornaram grandes craques porque tinham também grande técnica. 
Cristiano Ronaldo é muito mais técnico que habilidoso. É o maior finalizador do mundo. Messi é mais completo, pois une habilidade, criatividade e técnica. É magistral na armação e na conclusão das jogadas. Os dois treinam muito.
Gabigol é o jogador que atua no futebol brasileiro que finaliza melhor. Porém, para bilhar na seleção brasileira, terá de mostrar outras qualidades. Vinícius Júnior só se tornará um craque se evoluir a parte técnica, pois erra muito nas decisões.
A lista atual de jogadores que atuam no Brasil, hábeis e rápidos, porém, com pouca técnica, é enorme. Quase todos os clubes, mesmo os grandes, possuem pelo menos um. 
David, do Cruzeiro, é forte, veloz, alto, hábil, mas, na hora do vamos ver, falha. Uma das razões para a persistência dos resultados ruins com Rogério Ceni foi a deficiência individual do elenco, ao contrário do que diz a maioria. Isso fortalece o bom trabalho, na média, feito por Mano Menezes.
Em vez de Rogério Ceni, quem deveria ser demitida é a diretoria do clube, incompetente e desacreditada.
Os hábeis, velozes e que têm boa técnica são os que vão e ficam na seleção, como Everton, do Grêmio. Repito, pela milésima vez, que falta ao time nacional, do meio para frente, jogadores de excepcional técnica, que estejam no nível dos melhores do mundo em suas posições. Neymar é a exceção.
Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2mMLpgP Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Milton Nascimento canta "Travessia"


Uma pérola da nossa música, na voz perfeita de Milton Nascimento. Para iluminar o domingo.


Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2mMLpgP Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Fotografia: O olhar de Pedro Caldas

"Eu acho incrível como o sol entra aqui em casa na primavera, certamente a época mais bonita para morar aqui", diz o fotógrafo Pedro Caldas.


Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2mMLpgP Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Palavra de Luciana


O ambiente político do Brasil sob o governo Jair Bolsonaro (PSL), marcado por “crises permanentes e confrontação”, dará a tônica das eleições municipais de 2020. Mas, na disputa do voto, o bolsonarismo será impactado por sua incapacidade de enfrentar “as grandes dificuldades econômicas” e “a forte crise social”. Esta é a opinião que a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, apresentou nesta sexta-feira (27), na reunião da Comissão Política Nacional comunista, em São Paulo. Leia mais https://bit.ly/2ojXlHm  

28 setembro 2019

Imbróglio

Mandado de busca apreensão, sequestro de bens pessoais e suspeitas provavelmente infundadas: Rodrigo Janot prova do próprio veneno — e o Estado democrático de direito sai chamuscado.

Sem rumo em mar revolto


O diagnóstico da Unctad para a asfixia do Brasil
Editorial do Vermelho

A Agência para o Comércio e o Desenvolvimento da ONU (Unctad) avalia que a economia global passará por tempos turbulentos, com “risco claro” de recessão em 2020. No “Relatório Sobre Comércio e Desenvolvimento 2019”, a agência defende expansão fiscal e “acordo ecológico mundial” para impulsionar o investimento público, evitar uma catástrofe ambiental e fomentar o crescimento puxado pelos salários, em vez de expansão apoiada no setor financeiro.

A Unctad vai na contramão da cartilha adotada pelo governo Bolsonaro na economia brasileira. A agência pede que o Brasil retome investimentos, destacando que o governo federal investiu 0,4% do PIB em 2018, o menor em 10 anos. E aponta que a razão da longa fragilidade da economia é o baixo nível de formação de capital fixo público, resultado de “conservadorismo fiscal, refletido na nova regra de teto dos gastos”.

O diagnóstico não é novidade. Em um recente artigo, Nouriel Roubini traçou um cenário sombrio para o futuro da economia global. A base dessa ideia, embora não explícita, é que o capital majoritariamente tem tomado o caminho do circuito do rentismo, sem passar pela produção. A consequência dessa opção que ignora os investimentos é o enfraquecimento da dinâmica emprego-consumo. Com ela vem o desemprego, a estagnação e a recessão.

É exatamente essa a receita do ministro da Economia, Paulo Guedes. O sintoma mais visível é a eliminação de postos de trabalho e a precarização do vínculo empregatício. Ao adotar uma política macroeconômica ultra ortodoxa, combinada com o enfraquecimento dos sindicatos para reduzir os salários e liquidar direitos sociais, o governo definiu bem o seu rumo – a completa ausência de uma política de geração e distribuição de renda.

Pelo menos desde os anos 1930, desde os tempos de Keynes, Roosevelt ou, no caso do Brasil, Getúlio Vargas, sabe-se que os governos têm uma influência muito grande na determinação do nível de emprego. Não é possível fazer política de geração de postos de trabalho nesse quadro macroeconômico adverso, porque ele é essencialmente contracionista, um caminho sem saída. No Brasil do bolsonarismo, é possível notar uma frustração crescente com a persistência do desemprego elevado, dos salários extremamente baixos e com a inação do governo.

Com essa política que privilegia a estabilidade monetária às custas de uma escandalosa desestabilização dos instrumentos de geração e distribuição de renda, o crescimento a médio e longo prazos está comprometido. Ela põe os parâmetros da economia nas mãos dos mercados financeiros internacionais, que têm uma alta tendência à instabilidade e à imprevisibilidade. Não favorece o investimento e o crescimento. O país está completamente imerso nos fluxos internacionais de capitais especulativos e deixou a política econômica ser determinada pelos "investidores".

Num cenário mundial como esse descrito pela Unctad, o governo teria de entrar em ação para promover o crescimento da economia, agindo para favorecer a criação de empregos de qualidade, incentivar as pequenas e médias empresas, que são as que geram mais vagas. Teria de haver uma virada na política econômica para um crescimento mais autocentrado da economia brasileira, o que é perfeitamente possível. O país precisa, sim, de uma inflexão bastante firme, contínua, da política macroeconômica, acionando os mecanismo do Estado para lhe dar sustentação.

Os resultado deste governo mostram que já chegou a hora de o Brasil enfrentar a raiz desse problema. É inadmissível que essa ortodoxia financeira prossiga no poder, impedindo a urgente mudança de rumo na macroeconomia. Todos os sinais apontam para a exaustão da imensa maioria de brasileiros diante de uma economia asfixiada por um prolongado e autoritário controle monetário, que continua gerando vulnerabilidade externa e mazelas sociais. Virar esse jogo é uma tarefa monumental, um passo que depende, basicamente, da reunião do máximo de forças patrióticas e democráticas.
[Ilustração: LS]
Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2YLG8YV Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

27 setembro 2019

Prosa camarada


Hoje à tarde, mais uma ‘Prosa camarada’ com nosso deputado João Paulo. Opinando sobre fatos destacados do momento. Confira https://bit.ly/2nUFWok

Ariano: "O celular é uma praga"



Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2YLG8YV Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Inconsequente

Com que intenção Rodrigo Janot menciona em público sua frustrada “tentativa” de matar o ministro Gilmar Mendes? Nada a ver com a defesa do Estado de Direito e com a redução da cultura do ódio. 

Irresponsável

Pretendente ao cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos divulga Fake News nas redes sociais. Parece não haver limites para o enxovalhamento da imagem do Brasil na cena internacional.

26 setembro 2019

Desnorteado

A agressividade de Bolsonaro contra a Alemanha e a França é tão irracional  que só pode ser compreendida como um gesto de simpatia para com Trump. Um modo rasteiro de tomar partido nas contradições entre Estados Unidos e União Europeia. 

25 setembro 2019

Veja, analise, opine



Implicações da desastrosa intervenção de Bolsonaro na tribuna da Assembleia-Geral da ONU. Assim retomo meu comentário semanal aqui.

Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2YLG8YV Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Arte é vida

André Kohn

Minúsculo e inconsequente


Elefante em loja de cristais
Luciano Siqueira

O presidente Jair Bolsonaro logrou ontem alcançar uma proeza: a quase unanimidade nacional na avaliação negativa do seu discurso na abertura da Assembléia-Geral da Organização das Nações Unidas.
A unanimidade não se configurou porque o próprio presidente, sua equipe imediata e as chamadas brigadas digitais que o apoiam celebraram o discurso como uma “vitória”.
O orador conseguiu surpreender negativamente inclusive as correntes políticas e segmentos sociais que rejeitam o seu comportamento e o governo. Seria minimamente razoável que, apesar da reconhecida precariedade do presidente, regras mínimas de civilidade e de observância dos princípios que norteiam as relações diplomáticas fossem por ele consideradas.
Porém a verdade é que Bolsonaro se comportou com a pequenez que lhe é habitual, perdeu a oportunidade de se dirigir ao concerto das nações e falou essencialmente para a sua base social e política de extrema direita radicalizada, estimada nas pesquisas em pouco mais de vinte por cento dos brasileiros.
Desnecessário aqui repetir as inúmeras observações críticas que a unanimidade da grande mídia, inclusive, tem reverberado — da agressividade com que atacou países membros da ONU às inverdades a propósito do trato que seu governo vem dando à sustentabilidade ambiental.
Uma agência empenhada em conferir a fake news e impropriedades em discursos de autoridades e personalidades públicas anotou, de 11 afirmações peremptórias de Bolsonaro, apenas duas verdadeiras.
Na verdade, mais uma vez se confirma que o Brasil está sendo governado por uma personalidade absolutamente despreparada para o cargo que ocupa e que não tem uma percepção precisa das consequências negativas de sua conduta na ONU para a inserção do Brasil na cena mundial.
Por exemplo, o tratamento absurdamente equivocado e inconsequente que vem dando à questão ambiental simplesmente retirou do Brasil o protagonismo internacional que havia conquistara no trato dessa matéria desde a Conferência Mundial do Clima ocorrida no Rio de Janeiro, em 1992.
Além disso, são evidentes as consequências nefastas as relações comerciais, afetando diretamente a exportação de produtos primários brasileiros para nações de várias regiões.
E assim entra para a História o dia em que o presidente do Brasil se comportou diante do mundo como um elefante desorientado em loja de cristais.
[Ilustração: Charge de Mariano, colhida na internet]
Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2YLG8YV Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

24 setembro 2019

Bola na rede

‘Congresso reage a governo Bolsonaro e derruba 18 vetos à lei de abuso de autoridade’ [Nas atuais circunstâncias, ponto positivo para a resistência democrática].

Destilando ódio


Bolsonaro na ONU: ditadura petista, Amazônia intocada e índios querem se desenvolver

Jornal GGN
O discurso de Jair Bolsonaro na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas foi marcado por ataques contra países e a imprensa internacional, tom bíblico e de campanha eleitoral, negando que a Amazônia estava sendo destruída, acusando o clima seco e ações criminosas “inclusive de indígenas” de terem provocado as queimadas, fazendo ironias à ONU, enobrecendo o ex-juiz Sérgio Moro e afirmando que seu governo estava salvando o Brasil do socialismo, colocando fim ao “acordo entre a ditadura petista e a ditadura cubana”.
Logo na abertura de sua fala, Bolsonaro agradeceu à Deus, em tom religioso, e disse que estava ali para “restabelecer a verdade, porque é bom para todos nós”. “Apresento aos senhores um novo Brasil que ressurge, após estar a beira de um socialismo”, introduziu. Os primeiros minutos do discurso foram de ataques direto aos governos dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, no qual além de descrever como “ditadura petista” ou “socialismo” em tom de ofensa, também caracterizou como “absolutismo”.
Em seguida, usou como exemplo a Venezuela, afirmando em ironia que essa “ditadura deu certo”, mencionando que há fome, desemprego e violência no país vizinho. Disse que “o Brasil também sente os impactos da ditadura venezuelana”, ao receber os imigrantes da fronteira.
Após discursar contra as “ditaduras socialistas”, Bolsonaro começou criticar as notícias divulgadas pelo mundo sobre as queimadas na Amazônia, e contrariando todos os dados do Instituto de Pesquisas Ambientais (INPE) e de fiscalizações ambientais, disse que “a Amazônia permanece praticamente intocada”. Sobre as queimadas, tratou como consequências do clima quente e seco, “espontâneas”, mas também “criminosas”: “existem queimadas ocasionadas por indígenas”, exemplificou. Ainda, confrontou “os ambientalistas”, dizendo que eles mentem sobre a Amazônia ser o pulmão do mundo.
E foi neste tema que Jair Bolsonaro encontrou o eixo para levantar a bandeira nacionalista: “Os ataques sensacionalistas que sofremos por grande parte da mídia internacional despertaram nosso sentimento patriótico. É uma falácia dizer que Amazônia é patrimônio da humanidade, e é mentira o que tratam ambientalistas que a Amazônia é o pulmão do mundo. O Brasil embarcou nas mentiras do mundo”, disse, confrontando a próprio ciência.
Juntamente com a bandeira patriótica e quase em versão estadista, o mandatário sugeriu desenvolver e explorar a Amazônia, afirmando que “nossos nativos [os indígenas] são serem humanos, eles querem e merecem usufruir dos mesmos meios que nós”. “Muitas comunidades estão sedentas para que boa parte dessa parte do Brasil se desenvolva.”
Desqualificou a visibilidade internacional do cacique Raoni, respeitando por indigenistas, diversas tribos indígenas e entidades de direitos humanos no Brasil e no mundo, sendo sugerido ao prêmio Nobel da Paz pela luta e atuação em defesa da Amazônia. “A visão de um líder indígena não representa a de todos os brasileiros, muitos vezes alguns deles são usados como uma peça de manobra por governos estrangeiros, para avançar contra a Amazônia”, defendeu.
E como se atuasse em defesa dos indígenas brasileiros, Bolsonaro afirmou: “Tratam nossos índios como homem das cavernas, o Brasil se preocupa com aqueles que estavam antes de nós. Mas o índio não quer ser pobre em terra rica”, sugerindo o desenvolvimento das reservas ambientais.
“As reservas indígenas têm grande abundância de ouro, diamante, urânio e minérios raros, entre outros. A reserva Yanomami, por exemplo, conta com 95 mil km2, o equivalente a Portugal ou Hungria, embora apenas 15 mil índios vivam na área”, continuou, na lógica de que explorar o local é positivo. “Os que nos atacam não estão preocupados com os índios, mas com as riquezas minerais existentes nessas áreas”.
E para tentar desqualificar o cacique Raoni e demais lideranças indígenas de todo o Brasil, omitindo as manifestações do Acampamento Terra Livre, a maior mobilização nacional indígena do país, com a presença de milhares de indígenas, em abril deste ano contra o governo Bolsonaro, o presidente disse que há comunidades indígenas que querem o desenvolvimento de seu governo. Para isso, leu uma carta da indígena Ysani Kalapalo, do Parque do Xingu, no Mato Grosso, que esteve na comitiva do Bolsonaro. Kalapalo é repudiada por 16 povos de sua própria comunidade do Xingu.
Voltando a falar sobre o desenvolvimento na Amazônia, Bolsonaro citou a França e a Alemanha, que “usam mais de 50% de seus territórios para a agricultura”, comparando que “o Brasil somente 8%”, e criticando que “61% do nosso território é preservado”, mostrando que isso irá acabar.
No discurso corrosivo, propôs um “novo ambientalismo” contra o “velho ambientalismo e indigenista ultrapassado”, associando a preservação ambiental ao que ele acredita ser o colonialismo: “Acabou o monopólio do senhor Raoni. A ONU teve papel fundamental na superação do colonialismo e não pode aceitar que essa mentalidade regresse a esta sala e corredores sobre qualquer pretexto”, afirmou.
Também fez menção a passagens da Bíblia, como “a verdade vos libertará” e “a ideologia invadiu a própria alma humana para dela expulsar Deus”. E sem ter manifestado nenhum posicionamento para se solidarizar pela menina Ágatha, morta no Morro do Alemão, falou da perversão de “nossas crianças”, e exaltou “valores da família”, afirmando que a “ideologia” de governos anteriores tentou “corromper a família”, com uma “ideologia” que se “instalou na Cultura, na educação, comprando a imprensa”.
Ao tratar do tema da criminalidade, uma de suas bandeiras de governo, Bolsonaro disse que o compromisso do Brasil “caminha junto com o combate à corrupção e a criminalidade, demandas urgentes” e que trabalha “dentro e fora das Nações Unidas” para que “não haja impunidade para criminosos e corruptos”. Citou as extradições feitas, como a de Cesare Battisti à Itália: “Terroristas disfarçados de exilados políticos”.
Quando falou de criminalidade e corrupção, mostrou que a crise interna de seu governo com o ex-juiz da Lava Jato e atual ministro da Justiça foi solucionada e elogiou Sérgio Moro: “O combate à corrupção com patriotismo, perseverança, graças a um juiz, o doutor Sergio Moro”.
Ao falar de “violência”, ignorou a periferia e os pobres, além da própria letalidade policial, e disse que as principais vítimas são os policiais militares como “alvo da prioridade do crime”, que hoje em seu governo estão mais protegidos. Ao falar de “perseguição religiosa”, ignorou as religiões espíritas e afrodescendentes, mas defendeu a proteção a “igrejas, sinagogas e mesquitas”. “Recordaremos anualmente aqueles que sofrem a perseguição religiosa”, disse.
Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2YLG8YV Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Falso e desastroso


Numa primeira avaliação, o discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU foi falso e terá impacto danoso para a imagem internacional do Brasil. Foi falso porque negou a realidade que os dados mostram e que o mundo inteiro conhece: cresceram o desmatamento e as queimadas na Amazônia no primeiro ano da administração Bolsonaro. Além de falso, o discurso foi desastroso. Leia mais https://bit.ly/2mpyssX

Sem noção


Em sua fala na ONU nesta terça-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro fez um discurso com viés ideológico e repleto de mentiras. Atacou países, imprensa, exaltou a ditadura militar e criticou o líder indígena Raoni Metuktire, que estaria sendo manipulado por nações que teriam interesses na Amazônia. Em nenhum momento falou de união ou conciliação. Para líderes da oposição, foi um vexame ao país nas suas relações internacionais. Leia mais https://bit.ly/2mqe2Q

Ridículo

Desde a Rio 92, o Brasil havia conquistado protagonismo internacional na questão climática. Com Bolsonaro, o Brasil é levado ao ridículo e ao isolamento.

Quem?

Bolsonaro vive de mãos dadas com Trump e comete o ridículo de dizer na ONU que a França ameaça a soberania do Brasil! 

Pitaco

Bolsonaro é aconselhado a vender agenda de ‘reformas ambiciosas’ na ONU, diz a Folha.[Mas Ilha da Fantasia é Brasilia, e não Nova York.]

Flávio Dino no Roda Viva



A entrevista do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), ao programa Roda Viva. Confira.

Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2YLG8YV Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

23 setembro 2019

Índole

— Você fica muito bem vestido assim, “monocromático”.
— Tomara que seja só aparência.
— Por que?
— Porque a minha alma será sempre multicolor.

Licença para matar


O ponto mais nefasto do pacote anticrime de Sergio Moro, ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro, será derrotado – prevê o portal Vermelho. Em meio à comoção com o assassinato da menina Ágatha Félix, de 8 anos, no Rio de Janeiro, o grupo de trabalho da Câmara Federal que analisa o projeto deve derrubar do texto, nesta terça-feira (24), o “excludente de ilicitude” – nome pomposo para a criminosa “licença para matar”. Ágatha foi morta com um tiro nas costas quando voltava para casa, no Complexo do Alemão. Leia mais https://bit.ly/2kwM4lm

Fotografia: O Olhar de Pedro Caldas

Um detalhe do centro do Recife. Foto: Pedro Caldas

É o próprio

‘ Bolsonaro busca reduzir danos na imagem do Brasil em discurso na ONU’ [Impossivel. Ele próprio já é um dano irreparável].

22 setembro 2019

Poesia sempre


Despedida
Cecília Meireles

Por mim, e por vós, e por mais aquilo
que está onde as outras coisas nunca estão,
deixo o mar bravo e o céu tranquilo:
quero solidão.

Meu caminho é sem marcos nem paisagens.
E como o conheces? - me perguntarão.
- Por não ter palavras, por não ter imagens.
Nenhum inimigo e nenhum irmão.

Que procuras? - Tudo. Que desejas? - Nada.
Viajo sozinha com o meu coração.
Não ando perdida, mas desencontrada.
Levo o meu rumo na minha mão.

A memória voou da minha fronte.
Voou meu amor, minha imaginação...
Talvez eu morra antes do horizonte.
Memória, amor e o resto onde estarão?

Deixo aqui meu corpo, entre o sol e a terra.
(Beijo-te, corpo meu, todo desilusão!
Estandarte triste de uma estranha guerra...)

Quero solidão.
[Ilustração: João Câmara]
Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2YLG8YV Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF