07 maio 2007

Postura equilibrada

Na Folha de Pernambuco, por Marileide Alves:
Prefeito evita comentar declarações de Siqueira
. O prefeito do Recife, João Paulo (PT),esquivou-se, ontem, de comentar as recentes declarações de seu vice, Luciano Siqueira (PCdoB), com relação às brigas internas do PT em torno de nomes, visando a sucessão municipal de 2008. O petista disse que vai aguardar uma resposta da agremiação. “Vou conversar sobre o assunto com Dilson (Peixoto). Acho que o partido é que tem que responder, porque também tem a questão nacional”, declarou.
. Luciano Siqueira, além de afirmar que “a situação interna do PT é muito difícil”, questionou se é sensato, às demais legendas de esquerda, esperar “indefinidamente” por uma conclusão do PT. Para ele, está evidente a dificuldade que o PT tem de se “costurar internamente” para poder apresentar, “em tempo hábil”, uma proposta de candidatura de consenso. O comunista, apesar de aliado dos petistas desde 2000, defende ainda a tese de várias candidaturas no campo da esquerda. Segundo ele, “apesar da predisposição para a unidade, nada impede que possa haver algum tipo de dificuldade que justifique mais de uma candidatura”.
. Siqueira também confessou que se sente desconfortável com os desentendimentos internos do PT. Ele declarou que já conversou sobre esse desconforto com o presidente estadual da sigla, Dilson Peixoto, com o secretário das Cidades, Humberto Costa, e, inclusive, com o prefeito João Paulo. De acordo com ele, o que o PT passa é que “se trata de uma disputa de grupos”. “Se há divergências no plano das idéias, ninguém sabe quais são as idéias. Sentimos falta de uma explicação de quais são as diferenças de idéias”, observou o comunista.
. Para o presidente do Diretório Municipal do PT, Oscar Barreto, qualquer debate sobre nomes nesse momento é precipitado. “Isso não vai ser definido dessa forma. Há um condutor do processo (João Paulo). E não estamos querendo submeter ninguém a constrangimento político. A convenção é só em maio do ano que vem. É um erro querer antecipar o processo, mas cada um (partido) faz o seu tempo”, comentou. Dilson Peixoto não foi encontrado pela reportagem, para comentar as declarações de Siqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário