12 setembro 2023

Minha opinião

A revolta dos pombos

Luciano Siqueira



A notícia me fez lembrar de um clássico de Hitchcock, 'Os passaros', estrelado por Tippi Hedren e Rod Taylor: pombos invadem apartamento em Londres e o frequentam por alguns dias com muita intimidade.

No filme, toda uma cidade foi atingida pela presença inesperada de milhares de pássaros.

No apartamento de Londres, apenas uma turma de pombos. Nem sei se juntos formaram uma revoada. Talvez nem tanto.

De toda forma se meu avô Quincas ainda estivesse entre nós provavelmente diria que os pombos exerceram o seu legítimo direito à rebeldia.

Londres tem quase 10 milhões de habitantes e sabe-se lá o tamanho da selva de concreto armado que os abriga.

Espaço subtraído aos seres vivos não humanos, entre os quais naturalmente o Columbia livia, que na intimidade chamamos de pombo.

Então, o grupo provavelmente já estava na espreita e ao descobrir que os proprietários do dito apartamento o deixaram com janelas abertas, agiram como guerrilheiros e ocuparam as dependências - sala, quartos, varanda, cozinha etc. - e fizeram o uso que costumam fazer em telhados, árvores, terraços e janelas.

Tanto mais revoltados estavam — a revolta deles mesmo e acumulada por gerações e gerações da espécie — que além de se apropriarem de grãos e petiscos, simplesmente fizeram as suas necessidades onde bem entenderam, incluindo camas, sofás, fogão, panelas, estatuetas...

Daí o tamanho do prejuízo, correspondente a 90 mil reais.

Sabe-se que os proprietários do apartamento invadido pelas aves guerreiras, ao se darem conta do ocorrido, mensionaram o adágio popular tupininquim: o inglês só fecha a porta quando é assaltado!

Apesar de tudo, a poesia sobrevive https://bit.ly/3Ye45TD 

Nenhum comentário:

Postar um comentário