17 agosto 2006

Campanha curta. Será?

Tem-se comentado que esta é uma campanha curta. Será? Se a considerarmos apenas na fase recém-iniciada, cujo marco é o início dos programas de TV e rádio, sim. Porém se levarmos em conta o período pré-eleitoral, de definição de candidaturas e de articulação de alianças, que antecedeu as Convenções; e o que se fez em seguida, até a quarta-feira passada (início do “palanque eletrônico”), a campanha não é tão curta quanto parece.

É que há uma espécie de evolução natural das campanhas eleitorais. Podemos considerá-las em três fases distintas: a fase de preparação, que vai até as Convenções; a fase que se segue das Convenções ao início do horário gratuito na TV e no rádio; e a fase final, que se inicia aí e se encerra no dia 1 de outubro. É na terceira fase que se cruzam o que cada candidatura pôde acumular nas duas fases anteriores e, a depender da competência de cada um na potencialização da força acumulada, articulando TV e rádio com mobilização de rua, se obtém as condições de vitória, ou não.

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