A construção coletiva das idéias é uma das mais fascinantes experiências humanas. Pressupõe um diálogo sincero, permanente, em cima dos fatos. Neste espaço, diariamente, compartilhamos com você nossa compreensão sobre as coisas da luta e da vida. Participe. Opine. [Artigos assinados expressam a opinião dos seus autores].
04 agosto 2006
Ibope mostra vitória de Lula no 1º turno com 44%
Com 44% das intenções de voto e 55% dos votos válidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reelegeria no primeiro turno, caso a eleição fosse hoje. O número é da pesquisa CNI-Ibope, divulgada nesta sexta-feira (4). Geraldo Alckmin, candidato do bloco conservador PSDB-PFL, tem 25% e Heloísa Helena (PSOL-PSTU-PCB) soma 11%. A pesquisa foi a primeira da série onde figuram os candidatos já registrados, o que impede comparações.
Na pesquisa espontânea, Lula sobe 4 pontos em relação a junho, de 27% para 31%. Geraldo Alckmin sobe 10, de 4% para 14%, assimilando os 8% de José Serra, que desta vez não pontua. Heloísa sobe 5 pontos, de 1% para 6%. Todos os outros nomes somam 2% (em junho eram 13%), enquanto o número dos que não souberam ou não quiseram opinar despenca 13 pontos percentuais, de 50% para 37%.
Votos válidos
Na pesquisa estimulada -- agora com o único cenário, das candidaturas já registradas -- Lula aparece com 44%, Alckmin com 25% e Heloísa com 11%. Cristovam Buarque, do PDT, fica com 1%, assim como Luciano Bivar, do PSL. José Maria Eymael (PSDC) e Ruy Pimenta (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos registraram 9% e os entrevistados que não responderam outros 9%.
Lula fica portanto com 55% dos votos válidos, contra 45% dos demais candidatos. É um indicativo de que se as eleições fosse hoje o presidente se reelegeria no primeiro turno.
Veja matéria completa no portal Vermelho www.vermelho.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário