24 outubro 2006

Eduardo Campos lidera disputa

Não temos elementos concretos para duvidar, porém é significativo que desde 2000 as sondagens feitas pelo Instituto Opine sempre destoem das dos demais institutos e se distanciem da realidade das urnas. Contudo, vale registrar a notícia da Folha de Pernambuco de hoje:

O Instituto OPINE divulgou pesquisa apontando que o deputado federal Eduardo Campos (PSB) lidera a disputa pelo Governo Estadual. Se a eleição fosse hoje, o socialista teria 58,3% dos votos válidos, enquanto o governador Mendonça Filho (PFL) ficaria com 41,7%. Os pesquisadores foram a campo entre os dias 20 e 22 passados, entrevistando 1.202 eleitores com idades acima dos 16 anos, de 54 municípios divididos em cinco mesorregiões de Pernambuco. A amostra foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número 20.303/2006.

De acordo com os números coletados por mesorregião, o melhor percentual de Eduardo Campos é no São Francisco, 64,1%, enquanto Mendonça Filho é o preferido para 35,9%. Já na Região Metropolitana do Recife, o candidato do PSB está à frente com 54,3%, restando 45,7% dos votos para o pefelista. Na Mata, Campos também confirma seu favoritismo, com 59,2% a 40,8% de Mendonça Filho.

Entre os eleitores homens, a vantagem é do socialista - 60,4% a 39,6% -, mas sua performance cai um pouco entre as mulheres - 56,2% a 43,8%. O percentual de Campos entre os mais jovens também é acima da média total, pois 61,4% dos entrevistados com idades entre 16 e 24 anos disseram que ele é a melhor opção. Já 38,6% preferem Mendonça. O menor percentual do socialista no item idade é entre quem está acima dos 50 anos (55,3%).

No quesito escolaridade, a maior disputa é entre aqueles que têm níveis médio e superior. Eduardo teria 55,7% dos votos e Mendonça, 44,3%. Já entre os que cursaram até a 4ª série, o candidato do PSB é o preferido para 63,4% e 36,6% querem a reeleição do governador.

A pesquisa também englobou o eleitorado conforme a renda familiar, e é junto aos eleitores com menor renda que Eduardo Campos se dá melhor (61,4%). O candidato do PFL ficaria com 38,6%. O único setor do eleitorado que aponta Mendonça Filho à frente é entre os que ganham mais de dez salários mínimos. O pefelista teria 70,7% dos votos e Eduardo, 29,3%.

Para inserir sua opinião, clique sobre a palavra "comentários", abaixo. Você tem a opção de assinar gratuitamente o blog e toda vez que postar seu comentário sua assinatura será imediata. Ou use a use a opção “anônimo”, porém assine ao final do texto para que possamos publicar o que você escreveu. Para enviar um e-mail clique aqui: lucianosiqueira@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário