A construção coletiva das idéias é uma das mais fascinantes experiências humanas. Pressupõe um diálogo sincero, permanente, em cima dos fatos. Neste espaço, diariamente, compartilhamos com você nossa compreensão sobre as coisas da luta e da vida. Participe. Opine. [Artigos assinados expressam a opinião dos seus autores].
25 outubro 2006
Estável, Lula tem vantagem de 22 pontos sobre Alckmin
Na Folha de S. Paulo de hoje, sobre a vantagem de Lula sobre Alckmin:
Candidatos apenas oscilam, aponta Datafolha; petista tem 61% dos válidos, Alckmin, 39%
Lula tirou 12% dos votos dos eleitores que declaram ter votado em Alckmin no 1º turno; tucano só atraiu 4% dos eleitores do petista
A quatro dias da eleição, pesquisa Datafolha revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 61% das intenções de voto e mantém vantagem de 22 pontos sobre Geraldo Alckmin (PSDB), com 39%.
Considerando os votos válidos, o levantamento mostra um quadro de estabilidade em relação à semana passada, quando a distância entre Lula e Alckmin era de 20 pontos.Entre os dias 16 e 17 de outubro e ontem e anteontem, Lula oscilou positivamente um ponto, passando de 60% para 61%. Alckmin também oscilou um, mas negativamente, indo de 40% para 39%.
Em relação ao total de votos declarados pelos eleitores, Lula passou de 57% para 58%, enquanto Alckmin oscilou de 38% para 37%. Os que pretendem votar em branco ou nulo somam 2% e os que ainda estão indecisos, 3%.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.O levantamento nacional revela que Lula tirou 12% dos votos dos eleitores que declaram ter votado em Alckmin no primeiro turno. O tucano só conseguiu atrair 4% dos eleitores de Lula. Já o "espólio eleitoral" de Heloísa Helena (PSOL) ficou praticamente dividido ao meio entre Lula e Alckmin (51% a 49%, respectivamente), e o de Cristovam Buarque (PDT) migrou com mais força para o petista (66%) do que para o tucano (34%).
Com essa reacomodação do eleitorado no segundo turno, Lula venceria a eleição presidencial com mais de 20 milhões de votos sobre Alckmin se a votação fosse hoje."A pesquisa confirma o amplo favoritismo de Lula a quatro dias da eleição", diz Mauro Paulino, diretor do Datafolha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário