Nem deu ainda para analisar pacientemente os resultados do pleito em Pernambuco, inclusive nosso ótimo desempenho na disputa pela vaga no Senado. Por enquanto, vai a transcrição dessa matéria publicada no Jornal do Commercio de hoje, assinada por Ayrton Maciel.
Luciano Siqueira elogia o desempenho da oposição
Com uma votação que surpreendeu, o candidato ao Senado Federal pela frente Melhor pra Pernambuco, Luciano Siqueira (PCdoB), afirmou, ontem, após a consolidação dos resultados, que o ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) teve uma vitória eleitoral e política, com 56,13% dos votos, mas não pode desconhecer os percentuais obtidos por ele (Luciano, com 23,1%.) e por Jorge Gomes (20,01%), o candidato ao Senado pela Frente Popular. “Eu não diria que é uma derrota política de Jarbas. Ele venceu política e eleitoralmente,agora isso não diminui a importância política da votação que nós (Luciano e Jorge) alcançamos”, ressaltou.
Luciano diferenciou, para justificar a avaliação, o resultado final da disputa ao governo do Estado, quando a soma dos votos e percentuais dos dois principais candidatos da oposição, Eduardo Campos e Humberto Costa, superou o percentual do candidato governista da União por Pernambuco. “A soma dos votos de Humberto e de Eduardo, sem contar os demais da oposição, ultrapassou os votos de Mendonça Filho (PFL)”, salientou.
O vice-prefeito do Recife observou que será preciso ver “a base geográfica” dos votos que obteve para poder tirar uma conclusão do seu percentual e ter uma explicação para o resultado, assim como o do socialista Jorge Gomes. “O desempenho de minha candidatura extrapolou em muito as previsões das pesquisas. Vamos analisar com calma as variáveis que interferiram para um resultado tão consistente e tão significativo”, destacou Luciano, um dos nomes especulados para a sucessão de João Paulo (PT) em 2008.
Luciano lamentou, no entanto, que Pernambuco continue a ter três senadores de oposição a Lula, caso o atual presidente venha a se reeleger no segundo turno da eleição nacional. “Se Lula se reeleger, o PMDB será parte importante da base de sustentação do seu governo, e o senador eleito Jarbas sempre afirmou ser de oposição. É possível que ele mantenha essa posição”.
Para inserir sua opinião (de preferência assinada), clique sobre a palavra "comentários", abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário