No Vermelho: ''Para quem lutou pela liberdade, o fato é motivo de alegria especial''. Esse foi o recado trazido pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) de uma alagoana - Mônica Cavalcante, servidora do Incra, que mora no Rio de Janeiro. Jandira contou que a eleitora, com quem se encontrou no Aeroporto do Rio, pediu que levasse esse recado ao Presidente da república em exercício, Aldo Rebelo.
A bancada do PCdoB - parlamentares atuais e recém-eleitos - e dirigentes do Partido, estiveram em visita de cortesia ao Presidente da República em exercício e colega de bancada, Aldo Rebelo, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (13).
Na reunião, marcada pela informalidade, foi destacado o fato como de ''valor simbólico muito forte - emblemático para o PCdoB'', segundo o presidente do Partido, Renato Rabelo.
Em um breve momento de distensão, cercado pelos amigos e familiares, o Presidente Aldo lembrou que o Estado de Alagoas, naquele momento, detinha os três poderes da República, com os também alagoanos Renan Calheiros (PMDB) na Presidência do Senado e o vice-presidente da Câmara, deputado Thomaz Nonô (PFL) na Presidência da Casa; e ele (Aldo Rebelo) como Presidente da República, lembrando que não podia deixar de falar de Alagoas num momento como aquele.
Aldo reafirmou o que disse nas muitas entrevistas que concedeu desde domingo quando assumiu o cargo como ''o primeiro presidente comunista do Brasil''. ''Sou um cidadão a quem a Constituição garantiu o exercício da Presidência'', mas acrescentou que o fato é ''uma conquista do nosso Partido e das forças democráticas do país''. Disse ainda que o fato ''estimula a determinação de enfrentar as adversidades rumo ao longo e penoso processo de transformação no nosso País''.
Novo ciclo
O presidente do Partido, Renato Rabelo, que sentou à direita de Aldo na longa mesa de reunião, falou em nome dos colegas. Destacou a vitória do Presidente Lula nas eleições presidenciais como início de um novo ciclo político no País, ''que enterrou velhas lideranças oligárquicase fez surgir nova lideranças''. A assunção de Aldo Rebelo ao cargo de Presidente da República, segundo ele, ''é a comprovação disso''.
Renato Rabelo destacou a importância da bancada do PCdoB - formada por 13 deputados e dois senadores - que, ''embora pequena, tem jogado importante papel no avanço democrático do País e abre caminhos para que o Brasil cresça no cenário internacional e atenda às necessidades do nosso povo''.
Para o líder do PCdoB na Câmara, deputado Inácio Arruda (CE), que sentou à esquerda de Aldo na mesa, ''esse é um fato histórico, importante para o PCdoB e também para o Brasil como consolidação democrática''. Também Inácio, a exemplo dos demais companheiros de Partido, lembrou a luta contra a cláusula de barreira, que tem monopolizado as atenções do Partido. Segundo o parlamentar, que se elegeu senador do Ceará, ''é preciso remover esse espectro autoritário que ronda a Casa'', acrescentando que ''será uma batalha dura, mas que exige tranquilidade''.
O líder do PCdoB no Senado, Leomar Quintanilha (TO), também fez uma saudação a Aldo Rebelo, antecipando o que diria, em seguida, em discurso no plenário do Senado (Leia Dia histórico para o PCdoB e para a democracia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário