Na Ciência Hoje Online: Um tipo de concreto com durabilidade de até mil anos, resistência igual à do aço e capaz de reduzir o custo das construções. Esse produto já existe e foi desenvolvido pelo Laboratório de Materiais Avançados à Base de Cimento (LMABC), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). Os pesquisadores garantem que o novo concreto brasileiro é o que há de mais moderno no mundo em termos de material para construção e os planos são de usá-lo principalmente em projetos de segurança nacional, entre outras aplicações.
Segundo o engenheiro civil Jefferson Liborio, chefe do LMABC/ USP, o material desenvolvido por sua equipe chega hoje ao incrível valor de 220 megapascal (MPa). “O prédio mais alto do mundo, o Taipei 101 , em Taiwan, mede 508 metros e é inteiramente construído em concreto de 100 MPa, duas vezes menos resistente que a nossa opção”, compara.
Para ler a matéria completa clique aqui: http://cienciahoje.uol.com.br/63370
Sr. Luciano: Muito obrigada pela informação tão importante e ao mesmo tempo pouco divulgada, e que mostra a capacidade da ciência brasileira.
ResponderExcluirAuxiliadora Lima