A construção coletiva das idéias é uma das mais fascinantes experiências humanas. Pressupõe um diálogo sincero, permanente, em cima dos fatos. Neste espaço, diariamente, compartilhamos com você nossa compreensão sobre as coisas da luta e da vida. Participe. Opine. [Artigos assinados expressam a opinião dos seus autores].
04 janeiro 2007
Lula recebe Aldo e Chinaglia e reafirma apoio a comunista
No G1: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (3), em momentos diferentes, o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT) e o atual presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP). O assunto dos encontros foi o mesmo: a disputa pela presidência da Câmara. Ambos fazem parte do governo de coalizão e disputam o apoio de Lula para presidir a Casa pelos próximos dois anos.
Desde que surgiu o racha no governo de coalizão, exatamente com a disputa para a presidência da Câmara, Lula tem repetido insistentemente que a base aliada precisa se unir em torno de um nome só para permitir que ele possa governar com tranqüilidade. O governo acredita que o prazo final para que saia o nome de uma candidatura única seja o dia 20 de janeiro.
Segundo aliados de Aldo, Lula voltou a manifestar a preferência por sua candidatura, como já havia dito pelo menos duas outras vezes para a cúpula do PCdoB. "Você sabe que, por mim, eu já teria resolvido essa situação há muito tempo. Você sabe da minha preferência por sua candidatura", teria dito o presidente a Aldo Rebelo, segundo uma fonte próxima a Aldo ouvida pelo G1.
Além de Aldo e Chinaglia, outro nome pode surgir no cenário para complicar ainda mais a vida de Lula: o de algum integrante do PMDB, que também compõe a coalizão. Nesta quarta-feira, Aldo Rebelo recebeu em sua residência oficial a visita do presidente do PMDB, deputado Michel Temer. O presidente da Câmara repetiu a proposta do PT ao PMDB e ofereceu ao partido os votos de diversas legendas para que os peemedebistas ocupem a presidência da Casa a partir de 2009 em troca de apoio à sua reeleição agora em 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário