18 março 2007

Neurocientistas brasileiros travam guerra fria

No G1:
Criação do Instituto Internacional de Neurociência de Natal gera polêmica.
Pesquisadores discordam sobre estratégias para obtenção de financiamentos.A inauguração do Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lily Safra (IINN - ELS) neste ano está causando uma guerra de titãs nos bastidores da ciência brasileira. De um lado, cientistas que passaram os últimos anos trabalhando exclusivamente no país. Do outro, pesquisadores que estavam no exterior e que agora voltam para trabalhar em Natal.

Até agora, a briga permaneceu por debaixo dos panos. Mas, nesta semana, uma entrevista do neurocientista brasileiro Roberto Lent, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ao “Jornal da Ciência”, em 9 de março, colocou lenha na fogueira e incendiou os ânimos dos dois lados. Leia aqui a entrevista.

No cerne da disputa está o financiamento de pesquisas científicas. Lent acusa a equipe do IINN de “captar recursos públicos, correndo por fora dos canais abertos ao restante da comunidade científica.” Em resposta, o neurocientista Miguel Nicolelis, líder do projeto de Natal afirma, em seu blog no G1 (clique aqui para ler a resposta), que a verdadeira preocupação dos adversários é com uma eventual competição pelos recursos federais hoje disponíveis para os laboratórios nacionais.

Leia a matéria na íntegra clicando aqui http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL11793-5603-5997,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário