06 maio 2007

Falta um Estado Maior


No Vermelho:
Quem comanda a coalizão governista?
Por Adalberto Monteiro
. "Lula chefia a mais ampla coligação de governo, que a vista alcança: quase uma dúzia de partidos. Da esquerda passando pelo centro e chegando até as bandas da direita. Ampla maioria na Câmara e maioria no Senado. Apoio da maioria dos governadores e o resto neutralizado. As pesquisas atestam índices de popularidade do presidente nas alturas. A oposição ainda se encontra alquebrada pela derrota e dividida. A situação internacional em que pese a marca da instabilidade, ainda continua favorável."
. "...a ampla coalizão aguarda a formação de um comando compromissado com o programa que reelegeu o presidente. É certo que o presidente Lula é o comandante-em-chefe da mais ampla coligação que se tem noticia na história recente. E esse fato a princípio é muito bom. Mas, um comandante sem Estado-Maior é um perigo."
. "...o comboio político-partidário não tem locomotiva, não tem um núcleo que o lidere e o conduza com firmeza no rumo da realização do programa."
. "...o PT depois de ter bombardeado o núcleo de esquerda (PT-PSB-PCdoB) que fora determinante à resistência nos 90, que fora decisivo à vitória de 2002, ao primeiro mandato do presidente e à reeleição de 2006, a força majoritária dessa legenda também forjou um novo núcleo. A ala majoritária do PT agregada ao campo centro-direitista da coalizão."
. "...o PT está em processo congressual. Não é consenso esse “volver ao centro”, tampouco é convergente, mesmo na ala majoritária, essa aliança preferencial com o pólo de centro-direita da coalizão. Percebe-se então que essa gambiarra montada para substituir o núcleo de esquerda está com o seu poder de ação limitado. Tampouco esse “ajuntamento” reúne convicções, compromissos, para liderar com coragem e coerência a aplicação do programa vitorioso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário