Da Agência Brasil:
Comércio varejista cresce 9,7% nos primeiros três meses do ano
. Puxado pelo segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, o comércio varejista brasileiro encerrou os primeiros três meses de 2007 com crescimento de 9,7% (índice sem ajuste sazonal).
No acumulado dos últimos 12 meses, o aumento foi menor: 7,3%. O faturamento no primeiro tremestre do ano cresceu 9,8%, índice que cai para 7,7% nos últimos doze meses encerrados em março.
. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
. Quando se compara março deste ano com março de 2006, o crescimento do comércio varejista chegou a 11,5%. Nesse caso, a expansão do faturamento foi semelhante: de 11,6%.
. Segundo o IBGE, o desempenho do mês “continua refletindo o aumento do poder de compra da população, decorrente, basicamente, do aumento da massa real de salário na economia”.
A entidade também ressalta a influência da Páscoa sobre o resultado, já que, em 2007, a data ocorreu na primeira semana de abril, portanto, muito próxima a março.
. Em março, o segmento de móveis e eletrodomésticos exerceu o segundo maior impacto no resultado do comércio varejista, com o aumento de 18,1% no volume de vendas sobre março de 2006. O resultado fez com que a atividade respondesse por 23% da taxa global do varejo no mês.
Em relação ao primeiro trimestre do ano, o segmento cresceu 20,5% e, no acumulado dos últimos 12 meses, 12,4%. “Esse desempenho se deve à manutenção das condições favoráveis de crédito, rendimento real, emprego e preços”.
. O volume de vendas do segmento de artigos de uso pessoal e doméstico foi 26,6% maior em março deste ano que no mesmo mês do ano passado.
. Depois de dois anos de queda, o segmento combustíveis e lubrificantes cresceu 7% no período. O IBGE atribui o resultado à estabilização dos preços nos últimos meses, "conjugada com a melhoria das condições econômicas do país”.
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