06 junho 2007

DESTAQUE DO DIA

O planejamento e o mercado

Aqui na China, ouvindo impressões de um ou de outro dentre os que integram a missão empresarial organizada pela FECOMERCIO, percebemos o quanto não é simples compreender a verdadeira essência da sociedade chinesa hoje. “Como pode ser socialista um país que exibe tamanho dinamismo econômico capitalista?”, é a pergunta que nos fazem.

Já os chineses, pacientemente, repisam na mesma tecla – a de que estão realizando a fase primária da transição do capitalismo ao socialismo, e para tanto necessitam construir uma base material e técnica sólida sobre a qual possam erguer a nova sociedade. Daí a convivência entre a economia socialista com a capitalista, a primeira sobrepujando a segunda, mediante uma combinação dialética bem urdida e satisfatoriamente praticada entre o planejamento e o mercado.

O mercado dá o dinamismo necessário à economia, o planejamento evita a anarquia do mercado – e o país se desenvolve conforme um projeto nacional claro, de caráter socialista.

Fácil de compreender? Certamente não. Por isso vale a pena o que o mundo inteiro faz hoje: redescobrir a China.

*
Para inserir sua opinião, clique sobre a palavra "comentários", abaixo. Você tem a opção de assinar gratuitamente o blog e toda vez que postar seu comentário sua assinatura será imediata. Ou usar a opção “anônimo”, porém assine ao final do texto para que possamos publicar o que você escreveu. Para enviar um e-mail clique aqui: lucianosiqueira@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário