06 julho 2007

O fim de um mito

Na Ciência Hoje:
Estudo desmente estereótipo segundo o qual as mulheres falam mais do que os homens
. Se você acredita que as mulheres são mais tagarelas que os homens, conforme prega o senso comum, é bom rever seus conceitos. Um estudo científico feito para investigar empiricamente essa questão concluiu que não há diferença estatística significativa entre os sexos quanto ao número de palavras faladas: homens e mulheres usam, em média, cerca de 16 mil palavras por dia.
. A conclusão foi tirada a partir de gravações de conversas cotidianas de 396 voluntários (210 mulheres e 186 homens). Durante vários dias, eles carregaram consigo um gravador desenvolvido para o estudo. O aparelho registrava 30 segundos de conversa a cada período de 12,5 minutos durante todo o dia, sem que os participantes soubessem quando ele estava ligado. Uma vez transcritas as conversas, as palavras foram contadas e o número total usado por dia foi extrapolado a partir desses dados. Os resultados, publicados esta semana na revista Science , mostram que, entre os participantes do estudo, as mulheres falavam em média 16.215 palavras por dia; a média dos homens era de 15.669.
. Segundo a equipe do psicólogo Matthias Mehl, professor da Universidade do Arizona, a diferença entre os dois sexos, da ordem de 7% do total, não configura uma diferença estatisticamente significativa.
. A média esconde, no entanto, diferenças individuais importantes entre os participantes do estudo. De acordo com Mehl, o homem mais prolixo monitorado na pesquisa usava cerca de 47 mil palavras por dia, enquanto o mais reservado falava pouco mais de 500.

Nenhum comentário:

Postar um comentário