05 julho 2007

Por e-mail: Sobre ousadia e voluntarismo


A propósito de "ousadia e de voluntarismo" como você coloca, concordo com as críticas que foram feitas em torno do voluntarismo. Os apoios, entretanto, visando o somatório de forças, é uma alternativa necessária para se atingir a objetivos.

Se faz necessário lembrar, no entanto, que muitos que apóiam sofregamente, quase sempre estão em posição interesseira e individualista. Muitos não visam a coletividade no sentido de espraiar benefícios, mas de tirar proveitos materiais, em posições nitidamente egoístas. Veja-se, por exemplo, a aproximação de um Inocêncio Oliveira de um minúsculo partido, o PR, que neste momento está se chegando junto a administração municipal no Recife, oferecendo a sua "força", mas visando posições ou fatias de poder.

Sabemos que de uns anos para cá criou-se no Brasil a mentalidade de se exercer políticas de resultados, isso na administração pública e na administração sindical e, muitos dos que abraçam essas idéias e seus apoios, quando algumas vezes vem ter seus interesses contrariados, retiram-se e procura-se desmoralizar qualquer iniciativa, por mais útil que possa vir no sentido de promover bens para o coletivo.

Se faz necessário, portanto, verificar até que ponto as filosofias dos apoios se cruzem, para evitar debandada e enfraquecimento do todo.

Quanto a questão da ousadia, o PCdoB, neste momento, há de ousar. Ousar e se impor, não com voluntarismo, mas montar um esquema de comunicação para atingir o grande público recifense para atingir o objetivo de chegar ao topo da administração municipal no Recife.
Precisamos refletir e já partir para nomes a fim de colocarmos na vitrine, ousar, essa é a palavra chave para que se chegue a todos com a mensagem do socialismo enérgico e democrático, pelos interesses maiores de tornar o Recife cada vez mais presente na vida de todos que compõem essa grande comunidade-cidade.

Busquemos apoios sim, de partidos políticos que tenham identidade com a causa socialista, pois, nestes, estão aqueles que visam a coletividade antes de interesses egoístas e das políticas de resultados.

Com o fraterno abraço do camarada José Amaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário