07 agosto 2007

DESTAQUE DESTA QUARTA-FEIRA

A palavra sensata do deputado Pedro Eugênio

Embora a pouco mais de um ano do pleito, e em que pese os partidos preferirem (corretamente) debater entre si o assunto no início do ano que vem, é inegável que já vivemos, antecipadamente, a fase pré-eleitoral.


Todas as correntes políticas se preparam, cada uma a seu modo, para a disputa. O que é legítimo e natural. Mais: o assunto está na pauta da imprensa e todos nós, atores ativos na cena política, somos chamados a opinar.

O deputado Pedro Eugênio (PT), entrevistado pela repórter Joana Rozowykwiat, na edição de sábado último do Jornal do Commercio, externou uma opinião sensata e equilibrada, contribuindo para elevar o nível do debate.

Admitindo ter o seu nome cogitado nas hostes petistas como alternativa para a sucessão no Recife, não se furtou a reconhecer seus próprios méritos, porém se eximiu de fazer considerações em proveito próprio; evitou querelas entre diferentes grupos do seu partido e apelou ao bom senso e ao espírito democrático no relacionamento do PT com os aliados.

Ao ser perguntado sobre os atributos de um candidato de continuidade do projeto político atualmente liderado pelo prefeito João Paulo, foi preciso: “A continuidade pode ser com qualquer pessoa que tenha compromisso com essa filosofia de democratização, de aumentar a acessibilidade da população aos serviços básicos e de melhorar a infra-estrutura das áreas mais carentes sem perder de vista as necessidades de outros setores.”

Ao opinar sobre a hipótese de mais uma candidatura dentre as forças que apóiam a atual gestão - conjectura tática que ganha corpo entre partidos aliados do PT -, mostrou-se lúcido e sensível: “Acho que a candidatura única tem mais força. Agora, ela não pode ser construída pagando-se um preço de forçar a barra dos processos de cada um dos partidos. Então, embora ela seja um ideal a ser perseguido, na prática, cada partido deverá ter o seu tempo. E temos que respeitar a realidade política.”

Pedro Eugênio credencia-se, assim, como interlocutor qualificado entre as forças que compõem, no Recife, a base de apoio dos governos Lula, Eduardo Campos e João Paulo.

(Se lhe interessa ler na íntegra a entrevista do deputado Pedro Eugênio, peça-nos pelo e-mail
lucianosiqueira@uol.com.br que teremos o maior prazer em lhe enviar).
*
Para inserir sua opinião, clique sobre a palavra "comentários", abaixo. Você tem a opção de assinar gratuitamente o blog e toda vez que postar seu comentário sua assinatura será imediata. Ou usar a opção “anônimo”, porém assine ao final do texto para que possamos publicar o que você escreveu. Para enviar um e-mail clique aqui: lucianosiqueira@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário