Sinal de vida ativa na Explanada
Aliados, porém independentes e autônomos entre si. Esse deve ser o princípio norteador das relações entre o movimento sindical e o governo Lula. O que implica em convergência de opiniões em alguns momentos, e em divergências e conflitos em outros. Ou as duas coisas juntas.
Hoje, cerca de 20 mil sindicalistas (350 de Pernambuco) coloriram de bandeiras a Explanada dos Ministérios, em Brasília, no do Dia Nacional de Mobilização da CUT. Fizeram o abraço simbólico do Congresso Nacional para darem ressonância às suas reivindicações.
Manifestação de duplo sentido. Entre os 13 itens da pauta de reivindicações, contém, por exemplo, o apoio ao veto do presidente Lula à Emenda 3 e, ao mesmo tempo, o combate à tentativa do governo de restringir o exercício do direito de greve das categorias de funcionários públicos. Mais: os trabalhadores desejam a superação dos obstáculos macroeconômicos à aceleração do crescimento com distribuição de renda.
A participação ativa dos sindicatos no debate sobre as questões nacionais, para além dos interesses corporativos, só contribui para o amadurecimento da democracia no país.
*
Para inserir sua opinião, clique sobre a palavra "comentários", abaixo. Você tem a opção de assinar gratuitamente o blog e toda vez que postar seu comentário sua assinatura será imediata. Ou usar a opção “anônimo”, porém assine ao final do texto para que possamos publicar o que você escreveu. Para enviar um e-mail clique aqui: lucianosiqueira@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário