16 novembro 2007

Preservando a História

Boletim Diário da PCR:
PCR transforma edifício Chanteclair em espaço de utilidade pública

. O prefeito do Recife, João Paulo, assinou nesta sexta-feira (16), decreto onde declara de Utilidade Pública, para fins de desapropriação, o edifício Chanteclair, localizado no Bairro do Recife. Com a medida, o município assume os serviços de recuperação de um imóvel de grande valor histórico e cultural e que integra a área beneficiada pelo Programa Monumenta/BID, do Ministério da Cultura. A solenidade foi realizada na sala de reunião do gabinete do prefeito, e contou com a presença do vice-prefeito Luciano Siqueira, do representante regional do Ministério da Cultura, Jorge Clécio, do superintendente regional do Iphan, Frederico Almeida, além de secretários de governo e presidentes de autarquias municipais.
. Em seu pronunciamento, o prefeito João Paulo destacou que a prefeitura buscou todas as alternativas para viabilizar o empreendimento, mas que, devido à situação de precariedade na qual se encontra o prédio, uma edificação importante para o Recife, fez-se necessária a intervenção firme do governo no processo. “Queremos garantir a manutenção do projeto inicial para o Chanteclair que é de recuperá-lo para ser um centro cultural para a cidade. Numa segunda etapa, buscaremos parcerias com a iniciativa privada”, afirmou João Paulo.
. Histórico: O Edifício Chanteclair integra o conjunto arquitetônico do Pólo Alfândega, no Bairro do Recife. Ele data do fim do século XIX e possui três pavimentos. Durante anos ele teve o térreo e sobreloja ocupada por lojas e bares, e os demais andares por apartamentos residenciais. Depois, com o crescimento do porto, o edifício foi sendo abandonado e transformou-se num prostíbulo. Um dos estabelecimentos mais tradicionais do local era o restaurante Gambrinus.
Fotos: Irandir Bezerra e Fernando Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário