09 dezembro 2007

Composição surpreendente

Ciência Hoje On-line:
Mineral usado na constituição do exoesqueleto de um coral fóssil achado na Polônia ajuda a explicar evolução desses organismos
. Os corais são uma das maravilhas da natureza, como bem sabe quem teve a oportunidade de mergulhar nas regiões em que eles formam recifes. Não é por menos: essas áreas compreendem uma enorme biodiversidade e compõem um dos ecossistemas marinhos mais ricos e complexos. Estimativas indicam que algo em torno de 30% das espécies que vivem nos mares de hoje – como lulas, ouriços-do-mar, moréias, polvos e muitas outras – estão diretamente associadas aos corais.

. Também no passado os corais tiveram grande importância. O registro mais antigo já encontrado da existência desses seres data do Ordoviciano, há cerca de 450 milhões de anos.
. Duas das três ordens em que os corais podem ser divididos se extinguiram no Permiano, há aproximadamente 250 milhões de anos. Os corais do grupo dos tabulados tinham 280 gêneros e não possuíam septos bem desenvolvidos. Alguns deles se fixavam no fundo, formando colônias, e, juntamente com algas calcárias e outros organismos marinhos, eram importantes componentes dos recifes paleozóicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário