08 novembro 2008

Agressividade visualmente estimulada

. Estudo feito na Universidade de Chicago, nos EUA, revela que o cérebro de jovens que intimidam outros pode ser estruturado de forma a ter tendências sádicas.
. Um vídeo contendo cenas em que uma pessoa provoca dor em outra provoca alterações em exames de ressonância magnética em área do cérebro associada com recompensa, feitos com adolescentes. Eles tiveram reações parecidas também quando assistiram a imagens de dor causada de forma acidental. De modo diverso, meninos sem histórico de agressividade não apresentaram respostas semelhantes.
. Os pesquisadores observaram que adolescentes agressivos mostraram uma ativação "específica e muito forte" da amígdala e do estriado ventral – áreas do cérebro que reagem à sensação de recompensa – quando assistiram a dor sendo infligida nos outros, o que sugere que gostam de ver pessoas com dor.
. Ao contrário do grupo de meninos sem problemas de agressividade, os adolescentes agressivos não mostraram ativação de partes do cérebro associadas ao autocontrole, como o cortéx pré-frontal medial e a junção têmporo-parietal.
. O estudo pode ser útil a procedimentos pedagógicos destinados à prevenção da violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário