07 agosto 2009

ANP vai furar poços para mapear pré-sal

. A informação está no Valor Econômico. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) vai começar a perfurar poços na área do pré-sal para aumentar o conhecimento geológico da região. A intenção é auxiliar o governo a descobrir megacampos de petróleo e gás que possam ser explorados diretamente pela União, informou ontem a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em entrevista ao Valor.
. No caso de ser descoberto um novo megacampo, o governo pode decidir por sua exploração direta, por meio da contratação da Petrobras, o que deixaria essa área fora das novas licitações do pré-sal.A ANP já tem em caixa R$ 1 bilhão para as primeiras explorações.
. Esse valor, estimou a ministra, permite a perfuração de quatro poços. "Por enquanto, esse é o recurso, mas novas soluções serão buscadas", explicou.
. Na definição de campos que possam ficar totalmente sob controle da União, a ministra deixou claro que o objetivo são reservas realmente grandes, talvez superiores às estimadas para o bloco de Tupi, que possui entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário