05 agosto 2009

Meu artigo de toda quarta-feira no Blog de Jamildo (JC Online)

João da Costa em busca de uma marca própria
Luciano Siqueira

Noticia-se que o prefeito João da Costa estaria em busca de uma identidade própria, que o diferencie do antecessor, na condução do governo. E se dá ao assunto ares de novidade, como se aí residisse algum problema político, tipo divergência com o ex-prefeito João Paulo.

Não há necessidade de carregar nas tintas sobre algo mais do que comum. Todo governante necessita ter reconhecidas as peculiaridades de sua gestão e, por tabela, seus atributos próprios. Nada mal nisso.

Em nosso primeiro governo, a partir de 2001, levamos cerca de dois anos para conquistar, aos olhos do público, a marca própria do prefeito. Até então as pesquisas revelavam que João Paulo era reconhecido por seus atributos de lider comunitário, sindicalista e parlamentar que compunham sua trajetória anterior. Não se enxergava ainda, em sua obra de governo e em sua imagem pessoal, os atributos de governante.

Os êxitos progressivos da gestão e realizações marcantes como o disciplinamento do transporte alternativo, a inversão do trânsito em Boa Viagem e a reurbanização da orla de Brasília Teimosa fizeram a diferença. A partir dessas realizações, as pesquisas passaram a indicar que, além de político combativo, honesto e comprometido com a causa dos pobres (marcas do seu tempo de parlamentar), ele passou a ser visto como governante corajoso, competente e empreendedor, atributos que completaram a sua boa imagem pública e certamente pesaram para a vitoriosa tentativa de reeleição.

João não é João – e se o foi em algum instante, isso aconteceu apenas na campanha, pelas asas imaginativas dos marqueteiros. São dois quadros bem diferentes no estilo, no modo de se relacionar com o povo, com os membros de sua equipe e com a mídia. Natural que seja assim. Até porque o atual governo não é, nem deveria ser, uma simples continuidade do anterior. Comprometido com o mesmo projeto político, sim; porém é outro governo, do ponto de vista administrativo.

Assim, será natural e benéfico que o atual prefeito afirme a própria identidade. Certamente o fará, competência para tanto tem. Demais, comanda uma equipe capaz, orientada por um programa de governo avançado e consonante com as necessidades e desafios atuais da cidade, apóia-se em ampla frente política e social.

Governos se comunicam por gestos. Mais do que uma bem urdida propaganda institucional, valem gestos, ou seja, realizações que produzam impacto positivo para a vida da cidade e tenham ressonância na opinião pública. É questão de tempo. E de oportunidade.

Por enquanto, o prefeito está certo em priorizar a conclusão do processo de implantação governo, que normalmente ultrapassa o limite dos primeiros seis meses; e o empenho em fazer a máquina moer na direção programada para só adiante colher os frutos. Dentre estes, a sua marca própria. www.lucianosiqueira.com.br http://twitter.com/lucianoPCdoB

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