22 outubro 2009

Conferência de Comunicação: as 7 propostas das centrais sindicais

No Vermelho:
. Dezenas de jornalistas, assessores de imprensa e sindicalistas participaram nesta quarta-feira (21), na sede da UGT, em São Paulo, do Seminário Nacional de Comunicação das Centrais Sindicais (CTB, CUT, Força Sindical, UGT, CGTB e NCST). O evento formalizou uma pauta unificada, dos trabalhadores para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), que será realizada entre os dias 14 a 17 de dezembro, em Brasília.
. Participaram dos debates cerca de 40 sindicalistas, além de entidades ligadas à democratização da mídia. O principal fruto do seminário foi um acordo de ação conjunta. Na Confecom, todas as centrais vão defender uma mesma agenda de lutas, com sete propostas:
Fortalecer a rede pública de comunicação;
Estabelecer um novo marco regulatório para o setor;
Fortalecer as rádios e TVs comunitárias e combater a repressão do Estado a essas mídias;
Ampliar e massificar a inclusão digital, com banda larga para todos;
Fixar novos critérios para a publicidade oficial;
Elaborar novas formas de concessão pública;
Exercer controle social.
. Antes das exposições, o jornalista Altamiro Borges, o Miro, editor do Vermelho e autor do livro A Ditadura da Mídia, fez uma breve intervenção sobre o panorama atual do mundo das comunicações. Convidado pelas centrais, Miro enalteceu a relevância da Confecom. “Pela primeira vez se debate comunicação no Brasil, e essa é nossa primeira vitória”, declarou. “Basta dizer que a Saúde já realizou 13 conferências, e numa delas nasceu o Sistema Único de Saúde.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário