22 outubro 2009

Nível de emprego melhora

No G1:
Taxa de desemprego cai a 7,7%, a menor desde dezembro de 2008
Número de desempregados nas regiões pesquisadas ‘encolheu’ em 90 mil.Rendimento médio do trabalhador cresceu 0,6% frente a agosto.
. O desemprego ficou menor no país em setembro: de 8,1% em agosto, a taxa recuou para 7,7% em setembro, a menor desde os 6,8% registrados em dezembro do ano passado. Com o recuo, a taxa de desemprego é a mesma verificada em setembro do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
. O número de desempregados nas seis regiões metropolitanas pesquisadas foi calculado em 1,8 milhão, um recuo de 4,8% na comparação com agosto – o equivalente a 90 mil pessoas a menos. Já a população ocupada ficou estável, em 21,5 milhões. O dado sugere que houve saída de pessoas do mercado de trabalho.

. A análise do IBGE mostra que, na comparação com agosto, o número de ocupados cresceu apenas no setor de outros serviços (alojamento, transporte, limpeza urbana e serviços pessoais), com alta de 2,6%. Já frente a setembro, a alta mais significativa no contingente de ocupados ocorreu em educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade social (3,5%). Na passagem de agosto para setembro, o IBGE aponta estabilidade em todas as formas de inserção no mercado: trabalhadores com carteira assinada no setor privado sem carteira de trabalho assinada no setor privado, funcionários públicos e trabalhadores por conta própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário