04 maio 2013

Ciência brasileira

Ciência Hoje Online:
Luz síncrotron, o que é isso?
Carlos Alberto dos Santos

No momento em que o Brasil começa a construir uma das máquinas mais potentes de luz síncrotron, o físico Carlos Alberto dos Santos dedica sua coluna a contar a história e explicar os conceitos por traz desse tipo de radiação.
. Uma das principais formas de observar a natureza é por meio de radiações eletromagnéticas. Isso pode soar estranho para quem não conhece as leis da ótica, mas começa a ficar claro quando se descobre que é dessa forma que enxergamos as coisas.
. A luz, que é uma radiação eletromagnética, é espalhada pelos objetos e detectada pelo nosso olho. Muda-se o tipo de radiação e o tipo de detector, mas o processo é essencialmente o mesmo. Para observar objetos microscópicos, por exemplo, podemos usar a luz como radiação e o microscópio ótico como detector, com um conjunto de lentes capaz de ampliar a imagem. No caso de objetos nanométricos, uma boa opção é a luz síncrotron, produzida em grandes máquinas que aceleram partículas.
. Esse tipo de luz tem comprimento de onda variável – entre infravermelho e raios X – (Leia a coluna ‘Ligue o laser, o filme vai começar’ para mais detalhes), além de grande intensidade e alto brilho, duas propriedades importantíssimas para a obtenção de imagens em alta resolução.
 . Leia o artigo na íntegra http://migre.me/eoXyU 

Nenhum comentário:

Postar um comentário