Surpreendidos cotidianamente por
problemas, tentamos buscar uma solução para eles. Explorar essa habilidade pode
ser muito útil no ensino de ciências, sugere bióloga e educadora.
Vera Rita da Costa, na Ciência Hoje online
Mesmo sem
conhecer você pessoalmente, não corro risco ao afirmar que o seu dia a dia,
assim como o de outros leitores destas linhas, é cheio de problemas a serem
resolvidos. Você pode não ter consciência ou não se dar conta deles, mas isso
não quer dizer que eles não estejam presentes. Do despertar ao adormecer,
“viver é resolver problemas”.
Não sei
exatamente quem afirmou isso, mas sei que desde que ouvi essa frase pela
primeira vez firmou-se em mim a ideia de que ela tem tudo a ver com o que
imagino que é a ciência e com o que deveria ser o ensino de ciências.
Pense por um
instante. Em nosso cotidiano, nos deparamos com inúmeras situações sobre as
quais precisamos tomar decisões (conscientes ou não). É preciso acordar, é
preciso achar onde estão os sapatos, depois calçá-los, alimentar-se, trabalhar,
assim como é preciso seguir em frente, com tudo o que isso possa significar. Leia
mais http://migre.me/mJnBg
Nenhum comentário:
Postar um comentário