A Lava Jato e a opinião pública
Com o passar do tempo, a operação comove menos os
brasileiros. Apenas a parcela antigovernista continua "muito
interessada"
Marcos Coimbra, na Carta Capital
Apesar dos desdobramentos espetaculares
ao longo da semana, a Lava Jato já
viveu dias melhores. Para seus formuladores, um dos mais importantes pilares da
operação é a ativação da opinião pública. De acordo com eles, somente por meio
da mobilização dos cidadãos, em apoio à ação saneadora que pretendem realizar,
serão vencidas as resistências do sistema político e das instituições
“tradicionais”. Daí o casamento com os grandes grupos de comunicação, que
imaginam ser os instrumentos pelos quais vão alcançar seus intuitos. Juízes,
promotores e agentes policiais produzem as notícias, a mídia as “aquece”,
mobiliza-se a “opinião pública” e as “autoridades conservadoras” são forçadas a
ceder.
Sem discutir os méritos do projeto e
suas motivações, interessa sublinhar as consequências da passagem do tempo em
sua eficácia. No curto prazo, pode ser elevada. No médio, nem tanto. No longo,
provavelmente baixa.
Na sociedade contemporânea, em que os
indivíduos são permanentemente bombardeados por informações e mensagens, é
difícil a qualquer emissor manter a atenção do público. Especialmente em
assuntos a respeito dos quais há sólidos estereótipos. Quanto mais cada nova
informação somente reitera algo “conhecido” e quanto menos consegue se
reapresentar como “nova”, menor é o espaço dado pelos cidadãos à medida que
transcorre o tempo.
Pesquisa do Instituto Vox Populi feita
no começo de novembro sugere como essa tendência afeta a Lava Jato. Ela mostra
como o impacto da operação na opinião pública
se reduziu significativamente, depois de haver começado como algo que motivava
a maioria dos brasileiros. Claro está que a quase totalidade dos entrevistados
apoia sua realização, tanto quanto concordaria com qualquer medida de
moralização e combate à corrupção. Somos iguais ao restante da população
mundial e extraordinário seria se alguém se manifestasse a favor da corrupção e
contrariamente a seu combate.
A respeito de quanto se interessavam
pela Lava Jato no início (sem especificar uma data), 67% dos entrevistados
responderam “muito”. Dos 33% restantes, 14% afirmaram ter tido “algum
interesse”, 17% “não tinham qualquer interesse” e 2% garantiram que “nunca
tinham ouvido falar” da operação.
Em relação à situação de agora, os
números são diferentes. A proporção daqueles que permanecem “muito
interessados” caiu para 26%, menos da metade do levantamento anterior. Os
desinteressados mais que dobraram e passaram a ser maioria, 42%. Aqueles com
“algum interesse” são 30% e restam os 2% que “nunca ouviram falar” no assunto.
A experiência internacional com
pesquisas de opinião sugere que resultados desse gênero devem ser considerados
com cautela, pois não são raros os entrevistados que “negociam aparências”.
Dizem-se interessados a respeito de temas sabidamente relevantes, por suporem
que tal comportamento se espera de “cidadãos conscientes”.
Seria possível dizer, portanto, que o
“público atento” à Lava Jato representa hoje, no máximo, cerca de um quarto da
população. O resto, que somaria no mínimo 75%, tem pequeno ou nenhum interesse.
De qualquer maneira, a parcela “atenta” permanece expressiva, ainda que em
queda.
Os entrevistados “atentos” não são
iguais aos demais do ponto de vista das opiniões políticas e inclinações
eleitorais. Na avaliação do governo Dilma,
quase 90% o consideram “ruim” ou “péssimo”. Na intenção de voto na próxima
eleição presidencial, a resposta mais frequente é “ninguém, branco ou nulo”,
seguida, a distância, por qualquer nome. Não deixa de ser coerente: os “muito
interessados” na Lava Jato tendem a ser mais críticos do que a média em relação
ao governo e mais descrentes dos “políticos” como um todo.
O problema para os responsáveis pela
operação é o fato de a redução do tamanho e as idiossincrasias ideológicas do
segmento que permanece “atento” colocarem em xeque a estratégia de usar a
opinião pública como ferramenta para forçar o sistema político a ceder. Obriga
a gestos crescentemente espetaculosos para atrair a maioria, que perdeu ou
nunca teve interesse. Empurra seus orquestradores a estreitar a aliança com os
grupos controladores dos meios de comunicação e, à medida que aumenta sua
dependência em relação a eles, mais os fragiliza.
Pode ser paradoxal, mas em vez de
indício da força, os últimos acontecimentos são sinais dos problemas da
operação.
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