07 maio 2016

Exclusão

Para PMDB, "excluídos" não precisam ter acesso ao ensino superior
Zanzul Alexandre*[foto}, no Blog Morena Tropicana

Nem eu estou acreditando que li e estou escrevendo sobre isso. Mas é a realidade, a carta golpista do PMDB, intitulada “A travessia social – uma ponte para o futuro”, caso assuma o governo federal, deixa claro que o acesso ao Ensino Superior não é importante – para os excluídos.
E vamos à reflexão: Quem serão esses “excluídos” que a tal carta golpista fala tanto?
A resposta é óbvia: é a juventude negra, pobre e de periferia. Sim amigos cibernéticos, o futuro da nossa juventude está sendo efetivamente ameaçada de forma clara e objetiva.
E não para por aí, o ridículo portfólio de intenções para o país, ainda coloca que vai reduzir os programas sociais com a desculpa de querer atingir apenas os “miseráveis”, pois quem estiver fora dessa faixa, está muito bem colocado na situação de empregabilidade e social.
Não entendo também, como um partido grande e histórico, não é capaz de analisar a situação atual do nosso país sem, em nenhum momento, colocar a crise internacional como um fator decisivo para a situação econômica que vivemos por aqui.
Pra mim se trata claramente, de um documento de quinta categoria altamente oportunista que coloca o país e seu povo à venda. O problema é que será esse documento que servirá como norte para a aplicação (ou não) de políticas públicas, financeiras e estruturais. Essa última, é bom dizer, que eles fazem questão de colocar na mão do setor privado “o máximo que puder”.
Enfim, são tempos difíceis que iremos enfrentar e a juventude, depois de tantas conquistas sociais importantes como os programas de acesso ao ensino superior, vê tudo isso sendo ameaçado.
Programas como o ProUni, Reuni, Reservas de Vagas, incentivo a pesquisa e extensão, ampliação e
criação das universidades e institutos federais simplesmente são ignorados na pauta da carta golpista.
Defender a democracia nunca foi tão importante para garantir as Políticas Públicas e Direitos da Juventude do nosso país! Vamos à LUTA!
*Zanzul Alexandre é coordenadora do Conselho Municipal da Juventude no Recife

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário:

Postar um comentário