12 agosto 2019

Uma crônica do cotidiano


A beleza aos retoques
Luciano Siqueira

Confesso-me alheio a muitas coisas que importam, e muito, à vida de muita gente. Ao que diz respeito às condições essenciais de sobrevivência, não; sou sempre atento, pois fazem parte da agenda de lutas do nosso povo.

Refiro-me, por exemplo, a umas tantas coisas ligadas à beleza física. E às muitas manipulações que se pode fazer para acentuá-la.

No passado mais distante, nem tanto. Mas de umas décadas mais recentes para cá, em nosso país tropical, aos poucos fui me dando conta de que não apenas as mulheres, mas também os homens cuidam de retoques que julgam indispensáveis à boa aparência.

Melhor dizendo, hoje todos os gêneros o fazem.

As sobrancelhas, que as tenho em permanente desordem, jamais receberam meus cuidados além de apará-las quando Luci chama a minha atenção quando estão muito crescidas.

Por isso me surpreendi quando ouvi falar – muito recentemente – em “design de sobrancelhas”, que está na moda.

Deparo-me cada vez mais frequentemente com homens de sobrancelhas visivelmente retocadas.

A Prefeitura do Recife inclui no programa “Chegando junto” – um conjunto de dez ações destinadas a socorrer a população mais pobre da cidade nas atuais condições de grave crise social – um curso de 20 horas, ao final do qual o aluno está apto a cuidar das sobrancelhas de qualquer freguês, ganha um kit inclusive.

Li hoje que o preenchimento labial – antes adotado por pessoas de idade mais avançada - virou tendência entre jovens mulheres com menos de 25 anos que almejam lábios mais carnudos e “sair bem em selfies”.

Um sacrifício, imagino.

Mas não é. Pelo menos para a amiga do Instagram que anunciou o procedimento no fim de semana e pedia orações para que desse certo.

Pela técnica de hoje sempre dá certo, dizem. Aplica-se o ácido hialurônico, que não costuma gerar efeitos colaterais e permanece nos lábios por até dois anos.

Opa! Só por esse tempo!? Pensei em algo permanente e definitivo.

Mas mesmo assim não será sacrifício para quem cuida da própria beleza com tanto esmero.

E ainda se mexe em tantas partes do corpo!, reforça o amigo Epaminondas que aqui do lado essas poucas linhas que digito.

Tudo em prol da beleza física!

Só não há como retocar a alma, isso não – completa ele.

Será?

Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2YLG8YV Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Nenhum comentário:

Postar um comentário