Bolsonaro
publicou 653 mil anúncios em canais de fake news, diz CPMI
Análise
abrange canais que mais veicularam inserções da campanha “Nova Previdência” do
governo, entre 6 de junho e 13 de julho de 2019
Portal Vermelho www.vermelho.org.br
Um levantamento feito pela CPMI das Fake News no Congresso
concluiu que a gestão Jair Bolsonaro publicou 653.378 anúncios em 47 canais de
notícias falsas. A análise abrange canais que mais veicularam inserções da
campanha “Nova Previdência” do governo, entre 6 de junho e 13 de julho de 2019.
O relatório foi produzido por
consultores legislativos da Casa, com base em informações enviadas pela
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), por meio
do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). Segundo os consultores, foi
possível comprovar a existência de inserção de publicidade em sites de notícias
falsas, incluindo diversos que já vêm sendo monitorados pela CPMI.
“Destaquem-se, por exemplo, os
sites Jornal 21 Brasil (84.248
impressões), Imprensa Viva (65.661
impressões), Gospel Prime (44.750), Diário
do Brasil (36.551 impressões) e Jornal da
Cidade Online (30.508 impressões)”, diz o documento. Um dos
campeões de veiculação, com 66.431 impressões, foi o site Sempre
Questione. O portal traz “matérias” sobre múmias alienígenas
escondidas em pirâmides do Egito, colisões de átomos que abrem portais para o
inferno e baleias encontradas em fazendas a centenas de quilômetros do litoral.
Os técnicos também identificaram anúncios em canais dedicados a
promover a imagem do presidente. “Nesta categoria, podemos citar o canal de
youtube Bolsonaro TV e os aplicativos para celular Brazilian Trump, Top
Bolsonaro Wallpapers e Presidente Jair Bolsonaro”, diz o documento.
Também chamou a atenção dos
consultores o fato de o canal de youtube Terça Livre TV, pertencente ao
blogueiro Allan dos Santos, integrar a lista de veículos que receberam
publicidade oficial, com 1.447 impressões. Os analistas lembraram que, em
oitiva realizada pela CPMI, em 5 de novembro do ano passado, Allan dos Santos
afirmou que seus veículos de comunicação, incluindo o canal Terça Livre TV,
“não recebem dinheiro da Secom”.
A comissão avaliou que a
veiculação de anúncios pela Secom em canais desse tipo pode gerar
questionamento com base no § 1º do art. 37 da Constituição, “pois abre a
possibilidade de se interpretar tal fato como utilização da publicidade oficial
para promoção pessoal, conduta vedada pela Carta Magna”. A CPMI também mapeou
canais de anúncio do governo federal que compartilham conteúdo sexual, que
desrespeitam os direitos de autor ou de transmissão, que divulgam ofertas
ilegais de investimento ou que pertencem a titulares de cargos eletivos.
Ao todo, foram identificadas 2.065.479 impressões de anúncios do
governo Bolsonaro em canais de conteúdo inadequado (4,37% das 47.188.047
impressões avaliadas). Os técnicos lembraram que, ao contrário do que ocorre
nas outras modalidades de publicidade, há pouco controle sobre os reais
fornecedores do espaço publicitário, já que o sistema da Secom identifica todos
os anúncios publicados na rubrica “Google Adsense”, sem identificação dos
veículos anunciantes.
“Além disso, é muito difícil ou
mesmo impossível identificar os proprietários da maior parte dos canais que
recebem anúncios do governo federal por meio do Google Adsense, algo que põe em
risco a avaliação do cumprimento dos requisitos legais necessários para que uma
entidade se habilite como fornecedor de um produto ou um serviço ao Poder
Público”, diz o documento.
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