Camarada
Joana
Haroldo Lima
No final
da tarde de domingo, em meio a essa pandemia avassaladora, chega a notícia de
que Tereza Costa Rêgo, a festejada artista plástica de Pernambuco, partira.
Quem comunicou o fato foi Luciana Santos, vice-governadora de Pernambuco e
presidenta nacional do PCdoB. Ao dar a informação, Luciana acrescentou que “os
vermelhos perderam alguns tons de intensidade, neste domingo tão triste”.
Tereza
era a camarada Joana, que vem conosco, nessa labuta libertária e pelo
socialismo, desde os tempos da ditadura militar até os dias de hoje, décadas.
Seu talento artístico invulgar, ela o pôs em sintonia com a movimentação
revolucionária da qual participou anos a fio. Vibrava com a arte, vibrava com
as vitórias da resistência à ditadura, vibrava com os avanços que via do
socialismo.
O tempo
passa inexorável e transforma em lembranças lances de alta intensidade.
E assim é que recordo a acolhida que tive em Paris quando lá cheguei em 1976, de passagem para a Albânia e para a China. Fiquei hospedado, semanas, em casa de Diógenes de Arruda Câmara, o Arrudão, a quem é dedicado “Os subterrâneos da liberdade” de Jorge Amado. Joana era a companheira do Arruda.
E assim é que recordo a acolhida que tive em Paris quando lá cheguei em 1976, de passagem para a Albânia e para a China. Fiquei hospedado, semanas, em casa de Diógenes de Arruda Câmara, o Arrudão, a quem é dedicado “Os subterrâneos da liberdade” de Jorge Amado. Joana era a companheira do Arruda.
De logo
um fato marcante, desses que não se esquece. Toco no apartamento cujo endereço
levava. Abre a porta uma mulher. Brasileira, pelo jeito. Bonita. Estava só.
Chorando.
Soubera
da minha chegada e já me esperava, manda-me entrar. Fico sabendo que há poucos
minutos recebera a notícia da morte de um seu irmão, lá no Recife.
Arruda chegou pouco depois. Passamos a conviver os três naquele apartamento. Dias depois a Joana me conta que acabara de saber da morte do irmão quando a campainha tocou e era eu. Naquele momento adverso em que a mente dilacerada vagueia à procura de algo, eu chegara para compensar a falta do irmão. E ficamos nos tratando como irmão e irmã até que o tempo desfizesse essas imagens.
Arruda chegou pouco depois. Passamos a conviver os três naquele apartamento. Dias depois a Joana me conta que acabara de saber da morte do irmão quando a campainha tocou e era eu. Naquele momento adverso em que a mente dilacerada vagueia à procura de algo, eu chegara para compensar a falta do irmão. E ficamos nos tratando como irmão e irmã até que o tempo desfizesse essas imagens.
Na
Albânia e na China tudo era objeto de observações meticulosas. Fábricas e
escolas, logradouros. E havia viagens , reuniões. Os programas eram puxados.
Eu, relativamente jovem e cheio de entusiasmo não cansava por nada, Arruda,
resistência de um touro, estava sempre disposto. E a Joana nos acompanhava em
todos os cantos. Quando parava era para pintar, para presentear albaneses e
chineses com quem nos relacionávamos.
Na
viagem de regresso, de novo Paris. Eu demonstrava a minha admiração sincera
pela arte da Joana e pela arte em geral, sobre a qual Joana sempre falava. Um
dia fui ao Louvre. Vi a Vitória de Samotrácia logo na entrada, vi uma porção de
coisa, vi a Mona Lisa.
Em casa, quando soube, a Joana achou ótimo eu ter ido ao
Louvre e perguntou-me se eu tinha observado tal coisa, e tal outra, e mais
outra. Percebo que tinha entendido pouco do que vi. A Joana fez-me então um
convite magnífico, programar uma demorada visita ao Louvre com ela me
explicando o que estava em exposição. Incrível. Vi um outro Louvre,
interessantíssimo.
Voltei
ao Brasil ainda clandestino, pela Argentina, onde estava o Dinéas Aguiar. E aí
os acontecimentos vão se sucedendo, Chacina da Lapa, prisão, tortura, cadeia,
anistia, liberdade, chegada de alguns que estavam no exterior, Renato Rabelo,
Conchita, Arruda, Joana. Prepara-se a chegada de Amazonas, João Amazonas, o
principal reorganizador do nosso Partido.
Em São
Paulo, no aeroporto de Congonhas, numa tarde chega o João. O Partido tinha
preparado uma recepção, lá estavam o Renato, o Arruda, dirigentes do Partido
local, Joana, eu. O plano era recepcionar rapidamente o João no aeroporto e nos
dirigirmos ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, onde haveria um ato de
boas-vindas. Todos animados, o Arruda eufórico. Saímos para o Sindicato. Arruda
vinha no mesmo carro que o João.
Chego
nas imediações do Sindicato antes dos outros, pois saíra na frente. A Joana
também chegara. Alguém, tenso, me chama e diz que Arruda morrera dentro do
carro, naquela hora. Que choque. E em seguida um acerto, eu, por ser o mais
chegado a Joana, deveria dar-lhe a notícia.
Comecei
a falar-lhe, procurando um caminho sinuoso para abordar a questão. Ela percebeu
minha dificuldade. Lembro-me bem: pegou-me nas mãos, olhou-me nos olhos e
disparou: diga-me, Arruda morreu? Confirmei e acompanhei-a até o hospital e a
sala onde estava o corpo do Arruda. E aí, também me lembro bem. Quando ia abrir
a porta que dava acesso à sala onde estava o Arruda, a Joana toma a minha frente,
fita-me com firmeza e diz: não quero que ninguém entre comigo, fique aqui.
Entrou sozinha e encostou a porta.
Passaram-se
longos minutos. Fui ficando tenso. Resolvi abrir vagarosamente a porta e
entrei. Na sala só estava o corpo do Arruda deitado em uma espécie de laje com
a Joana do lado.
Anos
depois, vejo um painel enorme, impressionante: Arruda estirado em uma espécie
de laje e uma mulher prostrada ao seu lado, desolada. “O senhor morto” é o nome
desse quadro pintado pela Tereza Costa Rego, em Olinda.
Haroldo Lima era amigo de Tereza Costa Rego
Haroldo Lima era amigo de Tereza Costa Rego
A luta e o afeto dão cor à vida https://bit.ly/3eQE5WQ
Que texto emocionante. Que mulher incrível foi a Tereza. Para além da artista singular que foi, a nós mulheres deixa um legado de coragem. Viva Tereza!
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