02 agosto 2020

Uma crônica de sentimentos e gestos


A casa - I
Joana Rozowykwiat

A vida é mesmo uma loucura. O mesmo destino que me fez voltar a Pernambuco após dez anos de distâncias, fez também chegar uma pandemia. Me empurrou de volta para perto dos meus, e depois nos privou do convívio. Celebro ter estado junto de minha vó no último ano, mas lamento que nos últimos meses não pudemos aproveitar tanto uma à outra.

A nossa história fez com que, nesse regresso, eu viesse pousar na casa que é dela. Será sempre. Nem deu tempo de fazermos o combinado.

Ela queria passar uma semana aqui comigo, me ensinando a lidar com essa morada encantada. Quando ainda estava tratando de recuperar a casa, fechada há alguns anos, viemos aqui, eu com o coração apertado. Tinha medo de causar tristeza o fato de que não havia mais a exuberância de seu jardim. E ela, tão sábia, me olhou contente e disse que íamos nos divertir muito plantando tudo de novo. “Vai ser uma festa”. Depois, me entregou um desenho, uma espécie de projeto, que nunca chegamos a executar.

Logo nos primeiros dias depois de instalada, entrei e vi indícios de que alguém tinha estado aqui. Coisas fora de lugar. Me assustei um pouco, temendo um invasor, mas logo percebi que havia sido ela. Discordou da minha arrumação e quis deixar um móvel onde ele sempre estivera. Mais adiante, encontrei uma sacola. Na visita surpresa, deixou um sapato verde – minha cor favorita – e muitos tecidos – sua mania.

Em outra passagem sorrateira, trouxe uma gaveta, que faltava no armário, já com tudo dentro – coisas dela, papéis, que nunca me atrevi a olhar. Só esteve aqui na minha presença, sendo este o lugar em que vivo desde o começo desse 2020 tão duro, uma vez. Foi embora muito feliz. Disse que tinha visto que continuava a ser também a casa dela e de toda a família. Será sempre.

No jardim, um bougainville remanescente floriu e dá bom dia. Só mais uma beleza que ela plantou no mundo. E que a gente tem que multiplicar.


#terezacostarego
Joana Rozowykwiat é jornalista e neta de Tereza Costa Rego
*
A boa leitura para viver melhor https://bit.ly/2X71T2g

Nenhum comentário:

Postar um comentário