Uma rosa aberta
Cida Pedrosa, portal Vermelho
Grande alegria comentar o livro “Rosa Vermelha – uma biografia em quadrinhos de Rosa Luxemburgo”, da escritora e desenhista Kate Evans. Rosa, sua história e sua luta me inspiram.
Esta grande revolucionária e pensadora polaco-alemã nasceu em 1871. Se embrenhou na luta política revolucionária na adolescência, quando era estudante ginasial. Ajudou a fundar partidos, liderou movimentos. Viveu os terrores da Primeira Guerra Mundial. Foi perseguida e assassinada por tudo que ousou fazer e defender.
Deixou um legado de práticas e formulações políticas, que atestam sua orientação marxista, afinal, não adianta apenas descrever o mundo, há que transformá-lo. Seus estudos continuam atuais e nos guiam para a construção de novos sonhos e existências.
Esta publicação é um joia da literatura gráfica, que a partir das metáforas desenhadas por Kate, nos transporta para a história e o legado dessa líder singular. Uma mulher adiante do seu tempo que se imbricou na luta socialista-revolucionária-feminista-proletária.
Vamos ler e conhecer nossa Rosa Vermelha!
Veja também: Pelo impeachment ou pelo voto https://bit.ly/3uEnGxa
Nenhum comentário:
Postar um comentário