08 julho 2022

Cena eleitoral de Pernambuco (3)

A composição das chapas majoritárias

Luciano Siqueira

 

Com a proximidade das convenções partidárias, que acontecerão entre 20 de julho a 10 de agosto, as candidaturas ao governo do estado cuidam de ultimar a composição do conjunto da chapa majoritária: nomes para o Senado e para a vice-governadoria.

Óbvio que o determinante é a cabeça da chapa, quem se apresenta para a disputa da chefia do governo. Mas a escalação do time completo que entrará em campo tem a sua importância.

Pelo menos na experiência pernambucana das últimas quatro décadas — das quais posso falar como participe ativo —, nomes escolhidos para o Senado e para vice-governadoria podem ter um peso específico a depender das circunstâncias.

Recordo que quando Miguel Arraes compôs a sua chapa com o então deputado estadual Jorge Gomes na vice, chamou-me para uma conversa, segundo ele, para me dar a boa notícia por ser o escolhido meu velho e estimado amigo.

"Ótima escolha", observei. Mas quis saber as razões, uma vez que Jorge encontrava dificuldade de obter votos suficientes para se reeleger para a Assembleia Legislativa.

"Jorge não tem força eleitoral, mas ninguém tem coragem de ser contra ele", respondeu o então candidato a governador.

Ou seja, no tabuleiro do xadrez de então ter um vice-governador na chapa de absoluta confiança, embora eleitoralmente frágil, era a escolha mais adequada. 

No pleito deste ano, em que acontece verdadeira pretora de candidaturas majoritárias, nem todos os pretendentes ao governo já completaram a chapa.

Por um lado, o debate entre os partidos aliados ainda não se concluiu. Por outro lado, há os que ainda buscam novos apoios.

Tudo bem. As motivações são várias e não há uma espécie de regra pré-estabelecida. Mas ao observador atento a força relativa de cada pré-candidatura ao Governo do Estado vai se desenhando.

Daí em diante, realizadas as convenções, o jogo pesado de uma campanha relativamente curta, mas intensa, definirá quais terão sido as chapas mais bem posicionadas para a disputa.

Leia também: “Um cenário em construção” https://bit.ly/3NREjOI

Nenhum comentário:

Postar um comentário