02 fevereiro 2023

China: ciência, tecnologia & inovação

Reunião de cúpula pede estabelecimento acelerado de novo padrão de desenvolvimento

Global Times

 

A China aumentará os esforços para se manter independente em ciência e tecnologia e resolver a questão do domínio estrangeiro na esfera, como parte de um esforço para que o país se torne um precursor global em áreas tecnológicas importantes, de acordo com as principais conclusões do alta liderança na terça-feira.

Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), enfatizou os esforços para acelerar o estabelecimento de um novo padrão de desenvolvimento e aumentar a segurança e a iniciativa de desenvolvimento ao participar da segunda sessão de estudo em grupo do Birô Político do 20º Comitê Central do PCC na tarde de terça-feira. 

À medida que o país busca acelerar o estabelecimento de um novo padrão de desenvolvimento, a autossuficiência tecnológica e as cadeias de suprimentos competitivas e seguras se tornarão ainda mais importantes, disseram observadores do setor, citando a separação tecnológica liderada pelos EUA da China.

Além do apoio político contínuo, o empreendedorismo deve desempenhar um papel mais importante ao garantir que as inovações locais estejam no comando, observaram.

Maior foco 

Acelerar o estabelecimento de um novo padrão de desenvolvimento é uma decisão estratégica para realizar a Meta do Segundo Centenário e garantir o desenvolvimento e a segurança, bem como um plano estratégico para tomar a iniciativa do desenvolvimento futuro, disse Xi.

Somente acelerando o estabelecimento de um novo padrão de desenvolvimento a China poderá consolidar os alicerces de sua economia e aumentar a segurança e a estabilidade de seu desenvolvimento, disse Xi, informou a agência de notícias Xinhua na quarta-feira.

E somente assim a China pode aumentar sua força para sobreviver, competir, desenvolver e sustentar em meio a todos os tipos de tempestades previsíveis e imprevisíveis e ventos fortes, de modo a garantir que o processo de grande rejuvenescimento da nação chinesa não seja adiado ou interrompido. , e o objetivo de transformar a China em um grande país socialista moderno será alcançado, acrescentou.

A nova filosofia de desenvolvimento estava entre as frases da moda no relatório ao 20º Congresso Nacional do PCCh.

"Devemos aplicar plena e fielmente a nova filosofia de desenvolvimento em todas as frentes, continuar as reformas para desenvolver a economia socialista de mercado, promover uma abertura de alto padrão e acelerar os esforços para promover um novo padrão de desenvolvimento focado na economia doméstica e nas características interação positiva entre os fluxos econômicos domésticos e internacionais", dizia o relatório entregue em outubro.

Notavelmente, inovação, autocontrole e segurança apareceram como palavras de alta frequência nas últimas reuniões importantes.

Na reunião de terça-feira, Xi pediu um impulso contínuo para a inovação tecnológica e institucional, esforços para fortalecer a competitividade e a segurança das cadeias industriais e de suprimentos e uma confiança no autocontrole e suprimentos de alta qualidade para atender às necessidades atuais, bem como para criar e orientar novas necessidades.

Além disso, o país tomará medidas aceleradas em direção à autossuficiência e auto-suficiência em ciência e tecnologia e abordará questões de "controle" estrangeiro, disse Xi. 

Ele enfatizou a melhoria de um novo sistema para mobilizar recursos nacionais, fortalecer a ciência estratégica nacional e a força tecnológica e otimizar a alocação de recursos de inovação. Ao fazê-lo, o país pretende tornar-se um precursor global em campos-chave de tecnologia, um pioneiro em áreas interdisciplinares avançadas e um importante centro de ciência e inovação mundial.

Novos apelos da alta liderança para um maior foco na inovação local, principalmente em áreas centrais, acabaram sendo instantaneamente uma injeção de ânimo para criadores de tendências tecnológicos locais.

Em um comunicado enviado ao Global Times na quarta-feira, Zhang Jin, presidente da Siasun Robot and Automation Co, disse que os comentários importantes são bastante inspiradores.

"Vamos fortalecer nossa confiança, continuar inovando e tornar a indústria de robótica da China mais forte, maior e melhor", disse Zhang.

O major de robótica com sede na província de Liaoning, no nordeste da China, concluiu mais de 800 importantes projetos de pesquisa científica e tecnológica nacional, revelou ele, e a empresa detém mais de 1.300 patentes.

Maior identidade indígena 

A reunião principal indiscutivelmente destacou o esforço da China por uma maior identidade indígena no espaço tecnológico, já que a campanha liderada pelos EUA para separar seus aliados da China em termos de tecnologia está correndo solta. 

Em um novo sinal de tal indisciplina, "o governo Biden está considerando cortar a Huawei Technologies Co. de todos os seus fornecedores americanos, incluindo Intel Corp. e Qualcomm Inc, enquanto o governo dos EUA intensifica a repressão ao setor de tecnologia chinês", Bloomberg informou na terça-feira.

A mais recente ameaça veio logo após um acordo que os EUA supostamente fecharam com a Holanda e o Japão para proibir as exportações de algumas máquinas avançadas de fabricação de chips para a China, incluindo ferramentas de litografia avançadas.

Os movimentos desenfreados dos EUA com o objetivo de conter os avanços tecnológicos da China alimentaram a especulação do mercado sobre mais apoio do governo para acelerar a indústria nativa local do país.

A China está supostamente trabalhando em um pacote de suporte de mais de um trilhão de yuans (US$ 143 bilhões) para sua indústria de semicondutores, informou a Reuters anteriormente, citando três fontes. 

Nos últimos dois anos, o país enfatizou o autocontrole e a autoconfiança em tecnologia para evitar ser estrangulado por outros. Certas áreas que antes eram dominadas pelo Ocidente como centros de tecnologia agora estão mudando para a China e outras regiões, disse Liu Dingding, um analista de tecnologia independente baseado em Pequim.

Avanços estão sendo feitos em muitos campos, incluindo sistemas operacionais e medicina, disse Liu ao Global Times na quarta-feira.

No futuro, continuarão a ser introduzidas políticas de apoio, considerou, salientando que “o desenvolvimento da ciência e da tecnologia requer a participação de mais empreendedores inovadores”.

A ciência e a tecnologia são a base para o desenvolvimento do poder econômico, e somente o desenvolvimento da ciência e da tecnologia pode aumentar a competitividade, disse Xiang Ligang, diretor-geral da Information Consumption Alliance, com sede em Pequim, ao Global Times na quarta-feira.

"O que estamos enfrentando atualmente não são apenas gargalos em certos campos, mas se temos a capacidade de fazer avanços em todo o campo econômico", disse Xiang.

A taxa de autossuficiência de chips do país atingiu 5% em 2018 e subiu para 10% em 2020 e estava em torno de 17% no final do ano passado, continuou ele, estimando que a taxa subiria para 25% este ano em meio a uma ampla esforço para ser auto-suficiente em áreas centrais, como fabricação de chips, onde o Ocidente continua dominante. 

Em um sinal das expectativas do mercado por mais avanços na conquista de avanços em áreas-chave, as ações de chips lideraram os ganhos das ações A de quarta-feira em geral.

As ações de chipsets subiram mais de 2 por cento, enquanto o carro-chefe Shanghai Composite Index fechou em alta de 0,9 por cento na quarta-feira.

O mundo gira. Saiba mais https://bit.ly/3Ye45TD

Nenhum comentário:

Postar um comentário