03 março 2023

Petrobrás: desafios

A necessária revisão do plano estratégico da Petrobras

Plano estratégico 2023-2027 da Petrobras | Brasil
Diretoria Técnica do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustiveis (Ineep)

No dia 30 de novembro de 2022, a Petrobras aprovou um novo plano estratégico para o período 2023-2027. Comemorado pela gestão antiga da estatal, pois consolidou a Petrobras “como a maior investidora do país e incluía todos os projetos que apresentaram viabilidade econômica segundo os critérios de governança e aprovação da empresa”, o plano trouxe poucas novidades estratégicas em relação atilde;o aos últimos anos.
O crescimento dos investimentos foi relativamente baixo (cerca de R$ 6 bilhões) e manteve a atuação da Petrobras fortemente direcionada para o segmento de Exploração e Produção (E&P), que representou cerca de 83% dos projetos que preten dem ser realizados pela companhia. Além disso, não houve uma revisão das diretrizes estratégicas nos demais segmentos da cadeia de valor. Particularmente em relação à transição energética, os investimentos continuaram focados em E&P, isto é, foram privilegiados projetos de descarbonização da produção de petróleo em vez daqueles de produção de novas fontes de energia. Dos R$ 4,4 bilhões de investimentos dedicados à transição energética, cerca de R$ 3,7 bilhões foram em projetos de descarbonização.
Os compromissos centrais da companhia chamam mais a atenção do que os números. Os eixos estratégicos foram mantidos, a saber: o foco industrial continuou centrado na exploração e produção; as métricas de topo da companhia pres ervaram questões de endividamento; e o principal público para geração de valor foi o acionista.
“Norteados pelo compromisso de gerar valor para a sociedade e acionistas, ao longo de 2022, entregamos uma performance operacional e financeira com plena aderência ao nosso Plano Estratégico 2022-2026, mostrando nossa resiliência e solidez, aumentando, dessa forma, o grau de confiança na consecução de nossas metas. Seguimos na nossa trajetória de entrega de resultados consistentes e sustentáveis. A estrutura de capital foi mantida em nível saudável e o caixa atingiu um patamar compatível com as nossas necessidades financeiras, alcançando a primeira e a segunda maior marca trimestral de EBITDA [lucro antes de juros, impostos depreciaç ão e amortização] e fluxo de caixa operacional de sua história, nos segundo e terceiros trimestres de 2022, respectivamente. Nesse contexto, o novo PE 2023-27 foi elaborado preservando a visão, os valores e o propósito da companhia”, disse a empresa na divulgação do plano estratégico.
Embora esses aspectos sejam importantes para a sustentabilidade de longo prazo da companhia, ele ignora fatores fundamentais explorados por outras empresas do setor para guiar sua atuação futura e até mesmo aqueles que já nortearam a estratégia da estata l em anos anteriores.
Até 2014, o Petrobras veio acompanhando os grandes players do setor, buscando ampliar sua atuação no setor de energia – por meio de amplos investimentos em energia alternativa –, desbravar as potencialidades da cadeia de petróleo nacional e se inser ir na cadeia global de energia.
No Plano de Gestão e Negócios (PNG) da Petrobras entre 2007-2011, por exemplo, a estratégia corporativa da companhia foi “liderar o mercado de petróleo, gás natural e derivados e biocombustíveis na América Latina, atuando como empresa integrada de energia, com expansão seletiva da petroquímica, da energia renovável e da atividade internacional”. Para isso, as principais iniciativas da estatal estiveram estruturadas na expansão de atuação de vários mercados (petroquímico, biocombustíveis, entre outros), no desenvolvimento integrado dos mercados de gás e energia elétrica, bem como na ampliação das vantagens competitivas na produção de petróleo. A consecução dessas iniciativas demandou gigantescos blocos de investimento nos mais diversos segmentos de atuação da Petrobras. Não foi por outra razão que, em relação ao PNG anterior (2006-2010), os investimentos aumentaram mais de 60%. Entre outros resultados, foram tais investimentos que permitiram a descoberta do pré-sal e uma forte expansão das reservas de óleo e gás da Petrobras. Essa política colocou a Petrobras como um grande ator global tornando-se forte concorrente de gigantes do setor como Shell, BP etc., bem como deu ao Brasil a oportunidade de garantir sua soberania energética e disputar um espaço mais relevante na geopolítica do petróleo.
O redirecionamento estratégico da Petrobras, que ocorreu a partir de 2016, demarcou uma mudança de visão do papel da estatal tanto na economia brasileira, como na sua inserção global no setor de petróleo. Com isso, a empresa passou a adotar uma po stura preocupada quase que exclusivamente com a exploração do pré-sal e com seu endividamento, colocando em segundo plano as competências necessárias para sustentar sua posição de grande empresa do setor petróleo e indutora do desenvolvimento.
Essa mudança de mentalidade e o necessário redirecionamento estratégico será o primeiro desafio da gestão da Petrobras do governo Lula. Em vez de direcionar todos na exploração do petróleo e na contenção de investimento s, a gestão da companhia terá a missão de utilizar os recursos gerados pela produção de petróleo no desenvolvimento de novas fontes energéticas, bem como retomar seu papel de fomentar a expansão de outras cadeias produtivas. De forma bastante resumida, o desafio será utilizar os recursos gerados pelo petróleo para novos investimentos, principalmente na verticalização da empresa e no desenvolvimento de novas fontes energéticas, em vez de repassá-los aos acionistas.
Em recente artigo, o atual pres idente da Petrobras, Jean-Paul Prates, já apontou que pretende rever a atuação no refino e a posição da companhia na transição energética, uma vez que “manter a estratégia de se concentrar apenas na produção de energia suja e continuar dependente das importações de derivados é que ameaça [a Petrobras] com um passado conhecido de perder soberania energética e contribuir com a poluição do planeta”.
A dúvida que ainda fica é como a Petrobras fará a revisão estratégica. Para isso, será fundamental uma avaliação das lacunas do atual plano estratégico e identificar as oportunidades existentes que não foram exploradas pela empresa.
Visando contribuir com essa tarefa, o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), em parceria com o Le Monde Dipl omatique Brasil, a partir desta semana, elabora um conjunto de artigos visando analisar as principais frentes do plano estratégico de 2023-2027, bem como identificar potencialidades futuras para a Petrobras.
O presente texto é o primeiro de uma série de cinco artigos elaborados pelo Ineep. O próximo artigo da série apresenta os aspectos gerais da estratégia da companhia, bem como as principais diretrizes estratégicas da empresa para o segmento de expl oração e produção. Os dois artigos seguintes discutem os elementos que estruturam a estratégia de negócios da Petrobras, respectivamente, nas áreas do refino e de biocombustíveis. Por fim, um último artigo, traz uma visão de potencialidades que devem ser exploradas pela empresa nos próximos quatro anos, que foram ignoradas nos últimos planos estratégicos da Petrobras.
Boa leitura a todas e todos!

Nem sempre no meio do caminho tem uma pedra https://bit.ly/3Ye45TD

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