28 junho 2023

Minha opinião/crônica

Os inusitados sapatos do arquiteto

Luciano Siqueira



Na verdade, é bom que se esclareça, o ilustre arquiteto e ambientalista não tem sapatos.

Quase por uma questão de princípios.

Reza a lenda familiar que nunca os teve. Tanto que não há um registro sequer de quando criança ou ainda jovem — em foto ou vídeo — em que estivesse calçado. Ou melhor, os registros são de sandálias de couro ou borracha.

Mais ainda quando fez a primeira comunhão na igreja de Afogados. Impecavelmente vestido de branco e calçando sandálias ditas da humildade, devoto precoce de São Francisco de Assis.

Anos depois, padrinho de casamento de um amigo, foi visto na solene cerimônia, ao lado de sua bela e elegante esposa, impecavelmente de sandálias de couro.

Daí a surpresa generalizada entre amigos, familiares e colegas de trabalho quando se espalhou a notícia de que, enfim, o arquiteto comprara um par de sapatos! 

Isto porque, em viagem internacional, considerou que não ficaria bem comparecer a conclaves na Bélgica, Espanha e Itália, cumprindo missão oficial, com suas inefáveis sandálias.

E assim deu-se o inusitado.

Agora já se forma uma grande delegação de arquitetos, urbanistas, ambientalistas, gestores públicos, co-proprietários de lotes do sítio Riachinho, empinadores de pipa de Afogados, cozinheiros, adeptos da pimenta malagueta, tomadores de cachaça, poetas eventuais e torcedores do Santa Cruz para recepcioná-lo no Aeroporto dos Guararapes quando do retorno do exterior.

Desejam conferir com os próprios olhos, fotografar e filmar o ilustre arquiteto enfim bem posto pilotando um par de sapatos novinhos em folha!

Cida Pedrosa conta sobre a arte de Lia de Itamaracá https://tinyurl.com/bddu74ku

Nenhum comentário:

Postar um comentário