25 maio 2024

Minha opinião

Lula segura o preço do arroz

Luciano Siqueira

 

Em minha modesta experiência na gestão pública - quatro mandatos de vice-prefeito do Recife -, aprendi que a competência técnica se perde quando não entrelaçada com a sensibilidade social.

O êxito depende da boa combinação de ambas.

Em Pernambuco, Miguel Arraes certamente terá sido o governante que mais olhou com atenção para as condições de vida da população mais pobre. Daí ter definido duas prioridades em seus governos: energia elétrica e abastecimento dágua para as regiões desprovidas dessas duas condições absolutamente necessárias para a sobrevivência.

Agora, o presidente Lula tem dado mostras - como já o fizera em seus dois governos anteriores - de fina sensibilidade social.

Como no socorro à população do Rio Grande do Sul, vítima de desastre climático sem precedentes. 

Agora, assinou duas medidas provisórias (MP) para viabilizar a importação de 1 milhão de toneladas de arroz, na intenção de evitar o aumento do preço do produto no varejo.

A produção comprometida pelas enchentes no Rio Grande do Sul não foi maior porque cerca de 75% da safra já se encontrava nos portos quando do advento das enchentes.

Em terras gaúchas se produz 70% do arroz consumido no país.

Mas a especulação eleva o preço, em nome de uma oferta menor do que a procura estabelecida.

Assim, o governo libera R$ 7,2 bilhões para compra do arroz estrangeiro, possibilitando que o produto chegue às prateleiras pelo preço tabelado de R$ 4 o quilo.

Além disso, a Conab, que fará a importação, está autorizada a repassar os estoques adquiridos no mercado interno.

De quebra, uma contribuição para amainar o aumento dos preços dos alimentos, que ora atinge a maioria da população.

Leia: https://lucianosiqueira.blogspot.com/2024/05/tragedia-ambiental-causas-conhecidas.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário