03 novembro 2024

Minha opinião

O sonho fragmentado
Luciano Siqueira 

A poucos dias da principal data marcada — apesar de mais de 50 milhões de eleitores já terem depositado o seu voto pelos mecanismos confusos do sistema eleitoral dos Estados Unidos —, o destaque no complexo midiático dominante é a disputa entre Kamala Harris e Donald Trump.

Com um viés que já não é possível esconder: a decadência da sociedade norte-americana. 

Aqui no blog transcrevo duas matérias reveladoras https://lucianosiqueira.blogspot.com/2024/11/decadencia-norte-americana-tecnologia.html?m=1 de que o tão propagado "sonho americano" já não cola.  

Publicarei outras e seguirei fazendo meus breves comentários sobre o tema.

Vários aspectos são mencionados por analistas diversos, com destaque para discrepância entre índices positivos da economia interna e a real situação da maioria do povo. 

Também se menciona como elemento relativamente novo e de consequências profundas e drásticas, a manipulação das mídias digitais no jogo político, especialmente pela extrema direita comprometida com a candidatura de Trump.

Entretanto, só é possível uma compreensão mas aprofundada do drama norte-americano se considerarmos na devida conta a própria crise do sistema capitalista dominante, que se arrasta sem perspectiva de solução. 

A população dos Estados Unidos em grande medida é atingida pelo rebatimento interno dessa crise que é global. 

Isto num cenário geopolítico de transição traumática da ordem unipolar, sob hegemonia yanque (expressão muito forte nos anos 60 do século passado), para uma nova configuração multipolar, onde desponta  com força ascendente a República Popular da China.

Esta é uma questão central no debate acerca da conjuntura atual no mundo e suas alternativas de desdobramento. 

Para nós que militamos aqui no país tropical abençoado por Deus, sob condições momentâneas muito difíceis, este é um tema obrigatório para o desenho de alternativas táticas tendo como pano de fundo o ideal estratégico da transformação da sociedade brasileira. 

Um comentário:

  1. Anônimo11:46 AM

    Oque colo? A corrupção Brasileira? Um senador custar milhões enquanto o trabalhador não vale nada? É isso que cola?

    ResponderExcluir