09 dezembro 2024

China na cena econômica mundial

A certeza da China traz confiança valiosa ao desenvolvimento global
Global Times  

Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China, presidiu uma reunião do Bureau Político do Comitê Central do PCC na segunda-feira para analisar e pesquisar sobre o trabalho econômico de 2025. A reunião enfatizou "o princípio de buscar o progresso enquanto mantém a estabilidade" no próximo ano. Ele pediu "implementar uma política fiscal mais proativa e uma política monetária moderadamente frouxa", "expandir a demanda doméstica em todas as frentes" e "estabilizar os mercados imobiliário e de ações". No mesmo dia, o primeiro-ministro do Conselho de Estado, Li Qiang, realizou o Diálogo "1+10" com chefes de grandes organizações econômicas internacionais e eles tiveram uma troca de opiniões aprofundada sob o tema "Construindo Consenso sobre Desenvolvimento para Promover a Prosperidade Comum Global". Essas duas reuniões significativas, realizadas no mesmo dia, não apenas definiram o tom para o desenvolvimento econômico da China para o próximo ano, concentrando-se na situação doméstica, mas também abordaram a cooperação e os desafios globais, chamando a atenção tanto em casa quanto no exterior.

O mercado respondeu com entusiasmo a esses sinais positivos em relação à economia da China. O Financial Times relatou que as notícias elevaram "os preços das ações e títulos", e analistas descreveram o último anúncio da China como "encorajador". Os líderes do Novo Banco de Desenvolvimento, do Banco Mundial, da OMC e do FMI observaram que a China tomou medidas e alcançou resultados notáveis ​​na promoção do crescimento econômico, melhorando o ambiente de negócios e expandindo a abertura para o mundo exterior, trazendo ímpeto e confiança ao crescimento econômico global. Em meio à turbulência geopolítica e aos desafios no desenvolvimento econômico e governança globais, a China continua a contribuir com sua força para o crescimento econômico global com sua estabilidade política, transparência e certeza de sua economia em melhoria que beneficia o mundo.

A série de "combinações" de políticas da China para apoiar o desenvolvimento econômico de alta qualidade funcionou sinergicamente e entregou resultados sustentados, impulsionando o crescimento econômico e a confiança do mercado. Instituições como o UBS e o JPMorgan aumentaram suas previsões para a taxa de crescimento econômico da China em 2024. Nos três primeiros trimestres deste ano, a China alcançou uma taxa de crescimento do PIB de 4,8%, consistentemente classificada entre as principais economias globais. A situação do emprego permaneceu geralmente estável, e o mais recente índice de gerentes de compras de manufatura permaneceu na zona de expansão pelo segundo mês consecutivo. Ao mesmo tempo, a China avançou firmemente novas forças produtivas de qualidade, aprofundou a reforma e a abertura, efetivamente mitigou riscos em áreas-chave e fortaleceu medidas de bem-estar social. As principais metas e tarefas para o desenvolvimento econômico e social em 2024 serão cumpridas com sucesso.Seja considerando o desempenho econômico de curto prazo ou o potencial de crescimento de longo prazo, está claro que a China continua sendo um motor vital para o crescimento econômico global.

Ao mesmo tempo em que ancora seus próprios objetivos de desenvolvimento e tenta se concentrar em fazer bem seu próprio trabalho, a China tem consistentemente se comprometido a promover um ambiente aberto, inclusivo e não discriminatório para a cooperação econômica internacional. O diálogo regular entre líderes chineses e chefes de grandes organizações econômicas internacionais tem sido realizado por muitos anos. Do antigo Diálogo da Mesa Redonda "1+6" ao atual Diálogo "1+10", o papel da China na economia global tem se tornado cada vez mais significativo, e sua determinação em trabalhar com a comunidade internacional para enfrentar os desafios globais tem se fortalecido. Seja em termos de cobertura expandida de grandes instituições, ou contribuindo para o aprofundamento do sistema de comércio multilateral, o Diálogo "1+10" é oportuno. Ele lembra ao mundo sobre o foco no desenvolvimento e a promoção da abertura e inclusão. O representante residente sênior do FMI na China disse recentemente que a China está pronta para manter sua posição como o maior impulsionador da economia mundial, apesar dos desafios. A China está comprometida em construir um sistema econômico mais dinâmico e aberto e se tornou uma força motriz significativa no cenário global de economia aberta.

Por um lado, a China é o principal parceiro comercial de mais de 150 países e regiões, ficou em primeiro lugar globalmente no comércio total de bens por sete anos consecutivos, mantém sua posição como o segundo maior receptor de investimento estrangeiro direto do mundo e tem consistentemente se classificado entre os três primeiros em investimento direto externo por 12 anos. A recém-concluída China International Supply Chain Expo demonstrou a força e a importância do país em "ligar" o mundo. Por outro lado, o índice de abertura da China continua a aumentar, e o país está introduzindo mais políticas de abertura autoiniciadas e unilaterais. Por exemplo, seu tratamento unilateral de tarifa zero para 100% das linhas tarifárias de produtos de países menos desenvolvidos com laços diplomáticos com a China foi amplamente bem-vindo. Além disso, a expansão de sua "rede sem visto" se tornou um "cartão de visita" deslumbrante da abertura aprofundada da China.

Nas previsões de instituições internacionais para a economia global no próximo ano, "incerteza" se tornou um tema. Como devemos lidar com as incertezas no ambiente externo? A resposta da China é permanecer inabalável na gestão de seus próprios assuntos e trazer novo impulso e oportunidades ao mundo por meio do novo desenvolvimento da China.

Olhando para os momentos passados ​​em que a economia global enfrentou desafios e crises, a resiliência econômica da China - especialmente a transformação e o desenvolvimento inovador de seu setor de manufatura, bem como suas principais políticas abertas e transparentes e seu claro caminho de desenvolvimento - forneceu uma importante fonte de apoio para a resposta global a esses desafios. A China espera trabalhar novamente em conjunto com outros países para criar um ambiente e condições propícias ao desenvolvimento, avançar na melhoria do sistema de governança econômica global e promover a prosperidade compartilhada global.

Leia também: "A China e uma nova globalização" https://lucianosiqueira.blogspot.com/2023/02/a-alternativa-chinesa.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário