19 agosto 2006

Pesquisa: com campanha na TV, Lula sobe no Ibope

Do portal Vermelho www.vermelho.org.br:

Pesquisa Ibope divulgada no ''Jornal Nacional'' desta sexta-feira (18/8) mostra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto, ou 26 pontos percentuais à frente de Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 21%. Na pesquisa anterior, Lula tinha 46% e Alckmin os mesmos 21% de agora.

O Ibope confirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje. Lula aparece nesta pesquisa com 47%, 26 pontos percentuais a mais que o segundo colocado, o candidato a presidente pelo PSDB, Geraldo Alckmin, que tem 21% das intenções de votos.

Lula, que em julho tinha 44% das intenções de votos, subiu para 46% no dia 4 de agosto e manteve o mesmo índice na pesquisa divulgada no dia 10 de agosto, subiu para 47%. Geraldo Alckmin, que na pesquisa publicada em julho aparecia com 27% das intenções de votos, caiu no mês de agosto. Na pesquisa divulgada no dia 4 ele tinha 25% das intenções, caiu para 21% em 10 de agosto e manteve o mesmo índice nesta pesquisa.

A candidata do PSOL, Heloísa Helena, que em julho aparecia com 8% e subiu na pesquisa divulgada no dia 4 de agosto para 11%, manteve nesta pesquisa os mesmos 12% que aparecia na pesquisa publicada no dia 10 de agosto. Cristovam Buarque (PDT), Luciano Bivar (PSL) e José Maria Eymael (PSDC) aparecem com 1% das intenções de voto.

O candidato Rui Costa Pimenta (PCO), que teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta semana, não pontuou. Votos brancos e nulos somaram 8%, e não souberam, ou não opinaram, 9%.

O Ibope também simulou um segundo turno entre Lula e Alckmin. Se a eleição fosse hoje, o candidato do PT venceria com 53% das intenções de votos, 21 pontos percentuais a mais que o candidato tucano, que aparece com 32% das intenções de votos.

Em julho, Lula tinha 48% das intenções, subiu para 50% na pesquisa realizada em 4 de agosto, foi para 51 na pesquisa realizada no dia 10 de agosto, e agora aparece com 53%. Já o candidato do PSDB caiu. Em julho Alckmin tinha 39%, caiu para 36% no dia 4 de agosto, foi para 33% no dia 10, e agora está com 32%.

O Ibope também pesquisou a aprovação do governo Lula. A pesquisa revelou que ela se manteve estável .

A pesquisa do Ibope, registrada no TSE sob o número 132290/2006, foi realizada entre os dias 15 e 17 de agosto, e falou com 2002 pessoas de 140 municípios.

O período pesquisado coincide com o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV. A coordenação da campanha de Alckmin acredita que o tucano iria subir nas pesquisas com a propaganda televisiva, mas esta nova pesquisa do Ibope mostra que o candidato não se mexeu.
No comitê de campanha do tucanato, argumenta-se que só as próximas pesquisas irão captar convenientemente os efeitos da propaganda do candidato. O Datafolha fará nova sondagem na semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário