21 outubro 2006

Debate SBT: Renato Rabelo faz ironia com ''Alckmin zen''

No Vermelho:

O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, avalia que o candidato presidencial do PSDB-PFL, Geraldo Alckmin, ''perdeu o debate de ontem (19, no SBT, com o presidente Lula) principalmente porque ele não encontrou ainda o ponto, a dose de como se comportar''. E explica: ''No primeiro debate, foi agressivo demais, bateu abaixo do umbigo, e perdeu voto; no segundo agora, foi, como ele diz... zen'' -- e solta uma sonora gargalhada.

Renato acompanhou do auditório, como convidado de Lula, tanto o primeiro debate, na TV Bandeirantes, dia 8, como o do SBT nesta quinta-feira (19). Ele avalia que ''o Alckmin, nesta fase agora do segundo turno, perdeu o discurso político; dentro do discurso político, perdeu o debate programático; e dentro do debate programático perdeu o debate de ontem''.

''Não encontrou o seu prumo'' - Para o dirigente comunista, a questão da atitude tem sua importância porque ''esses debates são também para o eleitor conhecer a pessoa do candidato, a personalidade política''. Agrega que, neste quesito, o tucano ''não encontrou o seu prumo'' e ''revela insegurança'' com um ''comportamento errático.

Em Lula, Renato elogiou ''a serenidade e a confiança'', bem maior que no primeiro debate, onde considerou haver ''ansiedade''. Mas faz uma crítica, que revela ter transmitido pessoalmente ao presidente: ''Eu não gostei das considerações finais. Ali, naqueles três minutos onde você fala o que quiser, achei que o Lula se preparou de forma burocrárica, lendo todos aqueles números. Este não é o espírito do Lula, que é forte nos argumentos vivos e na força emocional."

A experiência do segundo turno mostra que Lula devia ter ido ao debate da TV Globo, dia 29? Renato avalia que sim. ''Ali surgiu um fato novo e insólito (o célebre Escândalo do Dossiê Serra) e a mídia procurou envolver diretamente o presidente. Então isso gerou uma expectativa do que o Lula iria responder. O não comparecimento dele frustrou uma parcela. Eu acho que se ele tivesse ido teria levado a eleição no primeiro turno.''

Para inserir sua opinião (mesmo usando a opção “anônimo”, assine para que possamos publicar), clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

Para enviar um e-mail clique aqui: lucianosiqueira@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário