09 dezembro 2007

Postura altiva

Manobra dosa grandes países capitalistas, EUA e Comunidade Européia juntos. Numa lista de 43 produtos ambientais que teriam tarifas comerciais eliminadas, o etanol é excluído.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim expressou ontem a posição crítica do governo brasileiro: "É uma aberração não incluir o etanol. Não tem uma explicação racional. É praticamente consenso que o etanol, e os biocombustíveis em geral, melhoram muito a situação em relação às emissões de CO2".

Informa a Agência Brasil que atualmente nos Estados Unidos o etanol é taxado em 2,5%, mas está sujeito a barreiras tarifárias de US$ 0,50 por barril, o que prejudica a competitividade e a entrada do produto no país.

A lista, que segundo o ministro, já passou por uma reformulação para retirar itens, que ele classificou como "absurdos" - como barcos a vela e cadeados - inclui painéis solares e equipamentos para geração de energia eólica, mas deixa de fora insumos para construção de usinas de etanol.

"Colocaram na lista produtos que interessem atendam a interesses deles", afirma Amorim.
A proposta será negociada no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), e segundo o ministro, será "uma batalha" tentar incluir o etanol na lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário