04 janeiro 2026

Soberania ultrajada

SEQUESTRADO
Autor do crime: Donald Trump
ICL Notícias  

A não ser pela extrema direita mais fanática (como os bolsonaristas, por exemplo), são raros os políticos de peso em todo o mundo que tenham expressado aprovação pela operação militar empreendida pelos Estados Unidos neste sábado (3) para sequestrar na Venezuela o presidente do país, Nicolás Maduro. A ilegalidade do ataque ordenado por Donald Trump é flagrante e viola um pressuposto básico do direito internacional: a soberania dos países.

O destaque vai para  a líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen. Mesmo opinando que “havia mil razões para condenar o regime de Nicolás Maduro: comunista, oligárquico e autoritário”, ela  destacou em sua manifestação que “a soberania dos Estados jamais é negociável, independentemente de seu tamanho, poder ou continente. É inviolável e sagrada”

A nota negativa veio do presidente francês, Emanuel Macron, que não fez objeção aos métodos de Trump, e defendeu que Edmundo González Urrutia seja oficializado como presidente.

A chefe de política externa da União Europeia, Kaja Kallas, repetiu  a opinião de que Maduro não tem legitimidade, mas apelou que os princípios do direito internacional sejam respeitados.

Também gigantes da imprensa internacional manifestaram sua condenação ao ataque de Trump à Venezuela. Foi o caso do New York Times, que expressou em editorial uma das críticas mais duras ao presidente neste segundo mandato.

No Brasil, veículos que nunca mostraram nenhuma simpatia por Maduro, como a Folha de S. Paulo, O Globo e a Globonews, também repudiaram o ataque de Trump.

Do ponto de vista jurídico, a análise mais abalizada veio da ex-juíza do Tribunal Penal Internacional, Sylvia Steiner, em entrevista ao Consultor Jurídico: o que o governo Trump fez foi crime de agressão.

Diante disso, não há dúvida de que, por mais críticas que se possam fazer a Maduro, ele está longe de ser o responsável pelos crimes de que o presidente dos Estados Unidos o acusam.

Maduro é, na verdade, vítima de sequestro ordenado por Trump.

Lula condena ataque à Venezuela https://lucianosiqueira.blogspot.com/2026/01/lula-protesta-contra-agressao-venezuela.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário