09 março 2007

Mais sobre o etanol

No Conversa Afiada:
ETANOL: POR QUE O ACORDO É BOM
Paulo Henrique Amorim

. Ao longo de um almoço, hoje, no Itamaraty, que o Presidente Lula ofereceu ao Presidente da Alemanha, Horst Köhler, pude conversar com um diplomata brasileiro que negociou o acordo de biocombustíveis que Lula assina amanhã com o Presidente Bush, em São Paulo.
. Veja as vantagens para o Brasil:
. Cooperação com outros países. Empresas brasileiras que já operam em Honduras e na República Dominicana, e muitas outras, como a Dedini, de Ribeirão Preto, que constrói destilarias, poderão investir na América Central e no Caribe e vender para os Estados Unidos sem tarifa.
. Esquece, porque os americanos não vão retirar as tarifas sobre o etanol brasileiro tão cedo (US$ 54 centavos por galão, ou R$ 30 centavos por litro).
. O Brasil vai poder vender álcool hidratado para Honduras, desidrata em Honduras e entra no mercado americano.
. Essa tarifa americana é até uma tarifa virtuosa: já imaginou se os americanos tiram a tarifa? Ia faltar álcool para os carros brasileiros.
. Cria-se um mercado global para biocombustíveis. Com isso se fixarão normas, padrões internacionais, grau de pureza – e é do interesse do Brasil – que tem o etanol mais competitivo – não deixar que os padrões internacionais se fixem a partir do etanol de milho americano.
. O Inmetro brasileiro já trabalha nisso, para permitir que o etanol da cana brasileira seja aferido com um padrão internacional.
. Vai entrar dinheiro americano de Pesquisa e Desenvolvimento na pesquisa do etanol e seus sub-produtos. Eles têm um gigantesco projeto de pesquisas no Colorado e isso será compartilhado com o Brasil.
. A energia renovável vai sofrer dramáticas inovações tecnológicas e o Brasil precisa estar preparado para não perder o bonde, depois de vencer a guerra do etanol.
. A próxima etapa é produzir energia por um processo celulósico, que extrai da palha da cana ou de qualquer outra palha.
. E mais na frente, ainda, será o hidrogênio, a melhor de todas as energias.
. E a melhor fonte de hidrogênio é precisamente a conversão de etanol de cana.
. O processo celulósico e o hidrogênio vão precisar de muito dinheiro para pesquisa.
. Outros benefícios. O Brasil vai poder exportar carro bi-combustível - e este ano toda a produção brasileira de automóveis será de carros flex-fuel.
. O Brasil vai poder fazer um acordo importante com a Tailândia, que pode vir a ser um grande produtor de cana.
. O Rei da Tailândia tem uma mini destilaria de álcool no quintal...
. A Tailândia está entre a Índia e a China e na porta do Japão.
. O problema para o etanol brasileiro no Japão – e o Japão pode ser um grande concorrente – é que o Japão não quer ficar na mão de um fornecedor só, o Brasil.
. A Tailândia pode ser uma alternativa, associada a empresários brasileiros.

Nenhum comentário: