17 outubro 2018

Palavra de professora

Relembrando as nossas aulas e o compromisso com as cidades
Lúcia Siqueira*

Caros alunos, você lembra-se da nossa discussão em sala de aula sobre DIREITO À CIDADE?

Lembra-se do trabalho em que você refletiu e opinou sobre isso?

Você concorda que Direito à Cidade, deve ser entendido não apenas como o combate às desigualdades, com a provisão de moradia digna, segurança jurídica na posse da terra e condições básicas de infraestrutura urbana, que fazem parte da agenda da reforma urbana, como também a democratização dos espaços urbanos, a prioridade do viário para o transporte coletivo e mobilidade ativa e a perspectiva de tornar as cidades mais limpas e saudáveis?

Você lembra que falamos da importância do Sistema Nacional de Habitação e da Política de Habitação na aula de Intervenções em áreas de Interesse Social?

E a aquela conversa sobre a importância dessa mesma cadeira por proporcionar a oportunidade de projetar para maioria da população e também possibilidade de mercado de trabalho?

Lembra também das questões e perdas que levantei sobre a nova lei de regularização fundiária (Lei nº 13.465/2017)?

Lembra também que falamos sobre a baixa capacidade de alguns municípios de elaborar projetos e acessar alguns recursos? Que faltavam arquitetos no quadro de técnico de muitas prefeituras?

E você já ouviu ou leu algo sobre o retrofit de edifícios? Muitos arquitetos e estudiosos no assunto dizem que será um novo campo de trabalho já explorado na Europa.

Lembra também que critiquei o MCMV e dava o exemplo de um conjunto habitacional distante do centro da cidade de Caruaru? E que é preciso repensar um novo modelo para esse programa?

E daquela eterna ladainha sobre a tal da especulação imobiliária?
E o tal do Estatuto da Metrópole e a necessidade de uma governança interfederativa?

Pois bem, tudo isso é falado no Plano de Governo de Haddad.

No Plano de Governo do outro candidato não existe proposta para as cidades. Nem ao menos encontrei as palavras: moradia, urbano, metrópole. E só uma vez a palavra cidade na frase: ... cidades administradas pela esquerda...

Pois bem, leia, reflita e pense. Quando votamos no presidente não definimos apenas os rumos da economia ou da privatização da Petrobrás. Estamos definindo também o futuro das cidades brasileiras. Diferente da grande parte da população, nós arquitetos e urbanistas de hoje de amanhã temos essa responsabilidade.

E aí no dia 28 qual a proposta de cidade você irá escolher? 
Abraços,
Lúcia
* Arquiteta, urbanista e professora

Nenhum comentário: