12 maio 2019

Futebol científico


Liverpool e Tottenham foram união de alto nível com explosão emocional
Os atletas não são feitos só de ossos, músculos e outras estruturas anatômicas; têm também sentimentos
Tostão, na Folha de S. Paulo

Nesta semana, houve viradas espetaculares, com grande número de gols. Tottenham e Liverpool farão a final da Liga dos Campeões da Europa, enquanto Chelsea e Arsenal disputarão o título da Liga Europa. É um grande momento do futebol inglês. 
Lucas Moura, um bom coadjuvante, substituto do craque Kane, foi a estrela improvável da vitória do Tottenham sobre o Ajax.
Após longo tempo de futebol descontraído, imprevisível, espontâneo e prazeroso, o jogo se transformou, progressivamente, nas últimas décadas, evolução que não vai parar, em um esporte tático, científico, estratégico e estatístico. Continuou agradável, mais competitivo, mas com a tendência de ficar excessivamente planejado, frio e previsível, como se tudo pudesse ser treinado e repetido. O sonho de muitos treinadores é acabar com o imponderável, com o acaso.
Liverpool e Tottenham mostraram o que sempre ocorreu ocasionalmente, que se pode unir o jogo organizado, coletivo, de alto nível e equilibrado com a explosão emocional, a superação e muitos gols. 
Foi o encontro da técnica, simbolizada no corpo, com a alma. O corpo é o signatário, a sombra da alma.
Treinadores, como Jürgen Klopp, Mauricio Pochettino e tantos outros da história, brasileiros e estrangeiros, são importantes nesses momentos de emoção e de superação. São, junto com os torcedores, os catalisadores, que incendeiam a alma dos atletas.
A marcação por pressão em todo o campo, desde a saída de bola do goleiro, é o elo entre a estratégia e o estilo aguerrido, agressivo. Foi o que fizeram Liverpool, em todo o jogo, e Tottenham, no segundo tempo. 
Quando um jogador do Barcelona ou do Ajax recebia a bola, havia sempre alguém para tomá-la e, rapidamente, passá-la a um companheiro já perto do gol, com a defesa desprotegida. Isso é cada vez mais frequente nas grandes equipes. Essa postura inflama o time e os torcedores, que inflamam ainda mais os jogadores.
Há um conceito generalizado de que não dá para marcar por pressão durante toda a partida, por causa do desgaste físico. É verdade, mas depende do delírio emocional e da capacidade de executar bem o que foi planejado. O Liverpool tem feito isso em várias partidas seguidas, durante todo o tempo, poupando dois ou três jogadores a cada jogo.
No Brasil, os times começam a adotar essa postura ainda timidamente. O Palmeiras é o que tem feito melhor essa marcação, embora, quando faz um gol, recua para fechar os espaços. O Liverpool e outros times fazem um e querem fazer mais. São duas posturas diferentes.
A maioria das equipes brasileiras, como o Cruzeiro, prefere, quando perde a bola, recompor e fechar os espaços. Não quer correr o risco de avançar a marcação e deixar buracos na defesa. 
Em jogos de mata-mata, contra adversários do mesmo nível técnico, essa postura segura funciona muito bem. É uma das razões de o Cruzeiro, de Mano Menezes, ser o atual bicampeão da Copa do Brasil.
O futebol é muito complexo. Nós é que tentamos simplificá-lo com nossas racionalizações. Assim também é a vida. O ideal de uma equipe é usar as duas estratégias, alternadamente, em um mesmo jogo, de acordo com o momento. Não tem de ser, obrigatoriamente, uma coisa ou outra.
Os atletas, como todos os seres humanos, não são feitos somente de ossos, músculos, tendões, cartilagens e outras estruturas anatômicas. Possuem também sentimentos, dúvidas, fantasmas, contradições. 
“Não sois máquinas, homens é que sois” (Charlie Chaplin).
(Ilustração: Renders 10)
Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2VhdfBf
Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Nenhum comentário: