15 maio 2019

E assim caminha nosso futebol


Sidão foi desrespeitado e humilhado ao receber prêmio de 'craque do jogo'
Fato serve também para as pessoas refletirem sobre o enorme número de enquetes diárias
Tostão, na Folha de S. Paulo

Como escrevo somente quartas e domingos, não tenho blog, Twitter e WhatsApp, às vezes falo de algumas coisas que aconteceram dias atrás e que já estão saturadas, consumidas e descartadas, como o caso do goleiro Sidão. A notícia tem pressa. Mas preciso dar minha opinião.
Logo após a partida entre Santos e Vasco, Sidão foi desrespeitado e humilhado, ao receber, calado e indignado, o prêmio de "craque do jogo", promovido pela TV Globo. A repórter Júlia Guimarães, por sinal, brilhante, entregou o troféu, constrangida, ao vivo, no gramado. Todos, inclusive Sidão, sabiam que ele tinha jogado muito mal e que a votação dos internautas tinha sido uma brincadeira, uma zoação, um bullying, com a intenção de avacalhar a emissora.
A TV Globo reconheceu o erro, pediu desculpas a Sidão e vai mudar o formato da premiação. Durante a transmissão da partida, o narrador e os dois comentaristas poderiam ter se manifestado e sugerido a suspensão da entrega.
O fato serve também para as pessoas refletirem sobre o enorme número de enquetes diárias, nos programas esportivos e nas transmissões das partidas, em todas as emissoras, algumas sem sentido, com a justificativa de interatividade com o público.
Em outra coluna, escrevi que o Palmeiras é o time brasileiro que mais pressiona quem está com a bola. Esqueci-me do Santos, que faz isso por mais tempo, durante o jogo, e melhor. Pituca, mais uma vez, mostrou seu talento. Ele marca, apoia e finaliza bem.
Luxemburgo terá enormes dificuldades para melhorar o Vasco. Ele e outros técnicos, que tiveram sucesso e, depois, fracassos, têm grandes problemas para se reerguer. Após uma derrota, são contratados apenas por times fracos, que quase sempre perdem, criando um ciclo negativo. Ocorre o contrário com outros treinadores, que, após um sucesso, passam a comandar bons times e crescem na carreira. Como existem dezenas de fatores envolvidos nos resultados, muitas vezes um técnico menos preparado tem uma carreira mais brilhante do que outro superior.
Na vitória do Palmeiras sobre o Atlético-MG, Felipe Melo teve, novamente, uma grande atuação. Repito, ele é o único volante que joga no Brasil que marca bem e que tem bom passe, longo ou para frente, para o companheiro receber a bola entre as linhas do meio-campo e da defesa. A bola não precisa passar pelo meia-armador. Porém, de vez em quando, tem uma privação de consciência e passa a distribuir pontapés, o que atrapalha muito sua carreira.
Apesar das derrotas para Palmeiras e São Paulo, o Fortaleza, dirigido por Rogério Ceni, mostrou um bom jogo coletivo. Recentemente, votei, junto com várias outras pessoas, nos dez melhores jogadores que atuaram no Brasileiro, a partir dos pontos corridos, em 2003, em uma promoção do jornal O Globo. Mais uma enquete. Votei apressadamente e me esqueci de Rogério Ceni, que, merecidamente, foi eleito o melhor.
Foram belíssimas as homenagens das torcidas de Fortaleza e São Paulo a Rogério Ceni. Nunca tinha visto, no Brasil, uma manifestação tão grandiosa. Ele, pelo ótimo trabalho no Fortaleza e por ter recusado uma proposta do Atlético, fascinou ainda mais o torcedor cearense.
Rogério Ceni, por ser perfeccionista, tem grande chance de se tornar um grande técnico. Ele, que foi um goleiro revolucionário, por jogar muito bem com os pés, o que agora passou a ser uma exigência, quem sabe se torne também um treinador revolucionário?
[Ilustração: Francisco Rebolo]
Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2VhdfBf
Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Nenhum comentário: